Notícias Externas

Frente Parlamentar quer revogar Estatuto do Desarmamento

Ideia de incluir proposta no esforço de votações de projetos para segurança pública gera polêmica

A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes é de 29,9 no Brasil
A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes é de 29,9 no Brasil Arquivo Agência Brasil

O Brasil registrou 61.619 mortes violentas em 2016, o maior número de homicídios da história, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São sete assassinatos por hora. Para muitos especialistas, esse número alarmante poderia ser ainda maior caso não existisse o Estatuto do Desarmamento. 

Sancionado como lei federal em 2013, o Estatuto limita a circulação e o porte de armas de fogo e munição. Mas o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, o deputado Alberto Fraga, do DEM do Distrito Federal, quer o Projeto de Lei 3.722 de 2012, que revoga o Estatuto do Desarmamento seja colocado em pauta no Plenário durante o esforço de votação em torno do tema segurança pública.  

Na avaliação do presidente do Movimento Viva Brasil e pesquisador em segurança publica, Bene Barbosa, cientificamente não existe uma prova que flexibilizar o acesso a armas pode contribuir para aumentar a violência.Já o sociólogo e autor do Mapa da Violência, Julio Waiselfisz, defende que alteração no estatuto pode levar ao aumento dos homicídios no país.

ouca-a-reportagem-de-vanessa-bugre-28-02-2018.mp3