Programa de qualificação do Reino Unido seleciona estudantes do IGC

Iniciativa firmada entre os governos brasileiro e britânico promove cooperação internacional na área de turismo e hospitalidade

Vista aérea de parte do Hyde Park, o maior de Londres: capital do Reino Unido é um dos destinos de estudantes selecionados pelo programa
Vista aérea de parte do Hyde Park, em Londres: capital britânica será um dos destinos dos participantes Leonard Bentley / Flickr / Creative Commons

O Programa de Qualificação Internacional (PQI), firmado entre os governos do Brasil e do Reino Unido, selecionou nove alunos do curso de Turismo, do Instituto de Geociências da UFMG, para passar até três meses em treinamento em cidades da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O programa tem como objetivos promover a cooperação internacional na área de turismo e hospitalidade e contribuir para o aumento da competitividade do trade turístico brasileiro, complementando a formação dos estudantes em outro idioma.

Os estudantes da UFMG selecionados são Danielle Silvestre Dias, Guilherme Benício de Almeida, João Pedro Costa Araújo, Julia Papini Bittencourt, Luis Carlos Antunes Tavares, Raissa Vaz de Mello Gomes, Roza Iessa Machado de Oliveira, Thais Loraine da Silva Cerqueira e Vinicius Ribeiro Lima.

Todos os selecionados atendem à exigência de integralização de 20% a 80% do currículo do curso e comprovaram proficiência mínima em língua inglesa. Além disso, obtiveram nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentam desempenho acadêmico que os enquadra como “alunos de excelência”.

O professor e coordenador do colegiado do curso de Turismo, Frederico Couto Marinho, afirma que a imersão dos alunos em escolas conceituadas no exterior “traz ganhos enormes para a UFMG”. "O programa propiciará aos alunos sair da zona de conforto e abrir a mente para outras culturas e experiências. Além do incremento na formação, existe também o compartilhamento das vivências com os colegas, que é outro fator extremamente positivo”, diz.

Para a edição de 2018, foram escolhidos 104 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas. O Ministério do Turismo investirá R$ 5 milhões no programa. A bolsa arcará com a matrícula na universidade britânica e vai cobrir gastos com hospedagem, alimentação, deslocamento, seguro saúde, entre outros.

A parceria entre Brasil e Reino Unido foi definida no ano passado, durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, em Londres. Na ocasião, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, se reuniu com a ministra de Esporte, Turismo e Patrimônio da Inglaterra, Tracey Crouch, e com o presidente da Associação de Colleges do Reino Unido, David Hughes, para acertar detalhes do acordo.

(Com informações do site do Ministério do Turismo)