Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da ECI promovem seminário sobre representação do conhecimento

Evento, marcado para 7 e 8 de junho, vai abordar atualidades e tendências na relação universidade-empresa

Evento sobre mapa hipertextual acontece no ECI em junho
Representação de um mapa hipertextual Manuchi/Pixabay/CC0 Creative Commons

O Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX), criado e coordenado pela professora Gercina Lima, da Escola de Ciência da Informação, realiza, nos dias 7 e 8 de junho, seu terceiro seminário. O evento terá como tema Perspectivas em representação e organização do conhecimento: atualidades e tendências na relação universidade-empresa. As discussões se darão por meio de palestras, mesas-redondas e participação de pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

A professora Gercina Lima explica que o objetivo do evento é mostrar opções de atuação para o profissional de ciência da informação que transcendam as bibliotecas. "A relação entre universidade e empresa é um exemplo. Há muitas empresas que requerem consultorias, mas muitas pesquisas não saem dos muros da universidade. O objetivo é estabelecer uma relação entre o que se produz na academia, o que a empresa precisa e o que podemos trabalhar nessa ponte", resume a professora.

Entre os participantes, estão os professores Dagobert Soergel (University of Bufallo), Raimundo Nonato (UFPE e representante da área no CNPq), Hagar Espanha Gomes (livre docente na UFF) e Ivo Pierozzi (Embrapa).

O grupo de pesquisa MHTX foi criado em 2004 após Gercina defender seu doutorado sobre mapa hipertextual. Trata-se de uma representação do conteúdo de um documento acadêmico, no qual o interessado pode ter acesso, em determinado universo informacional, ao ponto mais relevante sobre determinado assunto por meio de uma unidade semântica mínima. "É uma forma de organizar e recuperar conceitos. Ela possibilita que o usuário navegue naquele mapa e recupere partes de uma tese que os metadados não recuperam”, afirma a professora.

O seminário será realizado na Escola de Informação, no campus Pampulha. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 6 de junho. A programação e o link para inscrição  estão disponíveis no site do grupo MHTX