Ensino

Grupo de Saxofones da UFMG substitui ensaios presenciais por gravações

Com a pandemia, disciplina da Escola de Música foi adaptada para a modalidade remota

O Grupo de Saxofones da UFMG integra a disciplina Tópicos em música e prática de conjunto – Grupo de Saxofones, do curso de Música. Coordenado pelo professor do Departamento de Instrumentos e Canto Robson Saquett, o grupo cria novas opções de vivência artística para os estudantes. Os encontros ocorriam nas dependências da Universidade. Entretanto, com a pandemia, foi necessário adaptar a disciplina, que abandonou o modelo tradicional de ensaios presenciais para focar na gravação e produção de vídeos. O grupo publicou dois vídeos em seu canal no Youtube e deverá lançar um terceiro em breve. 

Robson Saquett conta que uma das maiores dificuldades do processo de gravação de vídeos a distância é a necessidade de materiais para produzir um conteúdo de qualidade, como um bom microfone e câmera. Além disso, todos estão tendo de lidar com o desconforto que a pandemia provoca. Entretanto, o professor avalia que os encontros virtuais têm funcionado muito bem e apresentam novas possibilidades de aprendizado para os estudantes.

Entrevistados: Robson Saquett, professor do Departamento de Instrumentos e Canto da UFMG, Pedro Cunha, estudante de Música da UFMG
Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)