Arte e Cultura

Grupo Serelepe lança suas 'brinquedorias' neste domingo

Brincadeiras tradicionais são resgatadas em vídeo, CD, livro e espetáculo

Livro, CD, DVD e espetáculo compõem o Brinquedorias, mais novo trabalho do Grupo Serelepe, que será lançado no domingo, dia 17, durante o Festival Internacional de Literatura (Fli-BH), às 16h, no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (Rua Guaicurus, 50, centro).

O trabalho é composto de brincadeiras tradicionais relativamente desconhecidas. O CD reúne arranjos musicais preparados para elas, enquanto no livro estão descritos seus modos de brincar. No vídeo, elas são apresentadas por meio de animação. No espetáculo, os integrantes do grupo Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos apresentam as brincadeiras em um roteiro cênico.

Em 2017, o grupo completa 12 anos de um trabalho que busca incentivar a reflexão sobre a produção artística para crianças. "Isso tudo é muito bom. Era um projeto pequeno e que cresceu", afirma o professor Eugênio Tadeu, da Escola de Belas Artes (EBA). A animação de uma das canções pode ser assistida no vídeo no alto deste post.

O espetáculo estreia oficialmente no 13º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e caribenha, agendado para o período de 6 a 15 de outubro, na Argentina. No entanto, durante a Mostra das Profissões, neste sábado, será realizado ensaio aberto no Espaço Vinho, do Teatro Universitário, para proporcionar aos adolescentes a dimensão e as potencialidades do teatro.

Relação com o rádio

O Grupo Serelepe começou em 2005, com um programa para crianças, na Rádio UFMG Educativa, onde foram exibidas diariamente, durante dois anos, pílulas de sete minutos. Hoje, os programas têm duração de 30 minutos e são elaborados e gravados por alunos da disciplina Programa de rádio Serelepe, oferecida no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes.

Integrantes do Grupo Serelepe
Integrantes do Grupo Serelepe Pedro Aspahan /divulgação