Extensão

Há um ano, toda manhã, boletim da Faculdade de Medicina informa sobre a covid-19

Publicação reúne, para leitura breve, dados epidemiológicos, de pesquisas e análise da atuação dos governos; reitora Sandra Almeida assina o editorial da edição de hoje

Na página 4 do informativo, informações sobre casos, óbitos e ocupação de leitos, entre outras
A página 4 do informativo tem informações sobre casos, óbitos, vacinação e ocupação de leitos, entre outras Reprodução

O Boletim Matinal, produzido por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, que oferece diariamente uma síntese das informações mais relevantes sobre a covid-19, completa um ano nesta sexta-feira, 23 de abril. O editorial da edição de hoje é assinado pela reitora Sandra Goulart Almeida.

A publicação on-line reúne dados seguros sobre a pandemia, locais e nacionais, resumos e links de notícias do Brasil e do mundo e resultados de estudos científicos. O objetivo é propiciar informação de qualidade em leitura breve a profissionais da área da saúde e à população em geral.

O Boletim é iniciativa do projeto de extensão Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus, que organiza a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate à covid-19, principalmente em suas cidades de origem, muitas no interior do estado.  

A produção é feita atualmente por 35 estudantes, e o material é publicado no Instagram e no Facebook, entre outras redes. O editor é o professor Unaí Tupinambás, infectologista vinculado ao Departamento de Clínica Médica. Ele conta que o Boletim vai ao ar entre 6 e 7 horas da manhã e chega a grupos em todo o Brasil.

Segundo Unaí, uma medida do sucesso da iniciativa é dada pela interação dos leitores, que cobram quando a publicação sai com algum atraso e fazem sugestões de formato e temas. “O Boletim  Matinal se firmou como fonte regular e confiável de informações objetivas e posicionamento crítico sobre ações de governos, por exemplo”, diz o professor. Ele acrescenta que a publicação divulga conteúdos das dez revistas científicas mais importantes do mundo, e um dos critérios é a abordagem de temas de interesse mais amplo.    

‘Ações coletivas e solidárias’
Em seu texto para o editorial da edição desta sexta-feira, Sandra Goulart Almeida destaca que o Boletim Matinal tem desempenhado o “papel imprescindível de informar e fazer divulgação científica durante este ano excepcional”.

Ela celebra a data especial para o Boletim lembrando que, desde março de 2020, toda a comunidade se mobilizou para atender às demandas da sociedade. “Atuamos em colaboração com o poder público na prevenção, testagem e assistência à população, por meio do hospital das Clínicas e do Risoleta Tolentino Neves”, exemplifica.

Sandra Almeida menciona a atuação da UFMG em áreas como o apoio a grupos vulneráveis e o desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra a covid-19. “Somente poderemos superar essa pandemia de proporções assoladoras com ações coletivas e solidárias”, afirma.

A coordenação de conteúdo do Boletim está a cargo das professoras Maria do Carmo Barros de Melo, Lilian OIiveira Diniz, Priscila Ferri Liu, todas pediatras, dos professores e infectologistas Mateus Westin e Unaí Tupinambás e do médico patologista Shinfay Liu, do Hospital das Clínicas. O idealizador do projeto, Bruno Campos Santos, egresso da Faculdade de Medicina, integra a coordenação acadêmica, que tem participação também de Maria do Carmo Melo e de representantes do Diretório Acadêmico Alfredo Balena.        

Leia o Boletim Matinal nº 365. 

Itamar Rigueira Jr.