Pesquisa e Inovação

'Biografia' do Brasil será abordada em conferência nesta sexta

Heloisa Starling e Lilia Schwarcz vão traçar panorama da história do país

Capa do livro que vai nortear a conferência
Livro escrito pelas duas pesquisadoras vai nortear a conferência Reprodução

Na próxima sexta-feira, 15, as professoras Heloísa Starling (UFMG) e Lilia Moritz Schwarcz (USP) ministrarão a conferência Brasil: uma biografia, que integra o ciclo de comemorações dos 90 anos da UFMG. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha, a partir das 19h. 

As pesquisadoras vão traçar um panorama da história do país, que "é dinâmica e paradoxal, escravagista e insurgente, impiedosa e solidária, tirânica e libertária". Segundo elas, nessa história, o moderno convive com o antigo, o tradicional, com o cosmopolita e o urbano, com o rural. "Compreender as transformações ocorridas ao longo de mais de cinco séculos também significa se envolver com a trajetória dos protagonistas dessa biografia – os brasileiros", comentam.

Para Heloísa Starling e Lília Schwarcz, recorrer a essa história nos ajuda a compreender os brasileiros que fomos e também a refletir sobre os brasileiros que deveríamos ou poderíamos ser. "Queremos estabelecer conexões entre a chamada grande história e aspectos do cotidiano, entre as coisas públicas e a vida privada, entre os personagens celebres e os indivíduos miúdos, quase anônimos", explicam as pesquisadoras.

As conferencistas
Heloísa Starling é professora de história do Brasil, foi vice-reitora da UFMG de 2006 a 2010 e atualmente coordena o Projeto República da UFMG. É autora de obras como Os senhores das Gerais; os novos inconfidentes e o golpe de 1963, Lembranças do Brasil e Uma pátria para todos: Chico Buarque e as raízes do Brasil.

Lilia Schwarcz foi professora visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra), Leiden (Holanda) e nas norte-americanas Brown, Columbia e Princeton. Atua também como curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) desde 2015 e é colunista do jornal Nexo. Escreveu, entre outros, Retrato em branco e negro, O espetáculo das raçasAs barbas do Imperador, Prêmio Jabuti de Livro do Ano (1998) – e O sol do Brasil, Prêmio Jabuti de melhor de biografia (2008).

As professoras são coautoras de Brasil: uma biografia, livro de 2015 indicado ao prêmio Jabuti em Ciências Sociais e que norteará a palestra de sexta. Leia matéria publicada pelo Boletim UFMG na ocasião do lançamento do livro.

Assista ao vídeo produzido pela Cia. das Letras por ocasião do lançamento da obra.