Arte e Cultura

Papel da cidade na evolução da moda será discutido por historiadora italiana

Maria Giuseppina Muzzarelli faz série de conferências na UFMG sobre aspectos da vida social na Idade Média

Maria Muzzarelli pesquisa história da cultura
Maria Muzzarelli: cidade como teatro do consumo da modaArquivo pessoal

Um percurso histórico que vai do fim da Idade Média à contemporaneidade será percorrido pela historiadora Maria Giuseppina Muzzarelli, da Universidade de Bolonha, na conferência Moda e Città: Le città nella moda italiana, na qual analisará o surgimento da moda como fenômeno urbano. O evento será realizado nesta quarta-feira, 11, no Auditório da Reitoria, a partir das 19h30. Inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site da Escola de Belas Artes.

A professora do Departamento de História, Cultura e Civilização da universidade italiana fará considerações sobre a época do nascimento da moda, situada por ela entre os séculos 13 e 15 e sua relação com o mercado e ambiente de produção da cidade. Dessa forma, a cidade começa a se apresentar como vitrine de exposição, e os espaços públicos, como ruas e igrejas, são os locais para as pessoas verem e serem vistas.

“A moda contribuiu para dar forma às características que as cidades assumiram posteriormente. O nexo entre moda e cidade, consolidado com a revolução do consumo no século 18, estreitou-se ainda mais no século 19, quando a cidade foi reconhecida como teatro do consumo da moda", comenta a historiadora.

A conferencista
Bacharel em filosofia, Maria Giuseppina Muzzarelli é professora de História Medieval e História da Cidade e em História dos Costumes e da Moda. Pesquisa, entre outros assuntos, os papéis e figuras femininas e é autora de dez livros, entre eles, Guardaroba medievale. Vesti e società dal XIII al XVI secolo (1990), Breve storia della moda in Italia (2011) e A capo coperto. Storie di donne e di veli (2016).

Convidada do Programa Cátedras do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat),a professora ministrou, na última sexta-feira, dia 6, a conferência Por outras economiasna qual apresentou suas análises sobre um programa de concessão de créditos para pobres do século 15.

Em sua estada na UFMG, ela ainda vai abordar o tema Montepio e microcrédito, nesta terça-feira, 10, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a partir das 9h, com inscrições gratuitas no local. Na quarta-feira, 11, fará a palestra Dar crédito às mulheres, no mesmo horário, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (Fae), em italiano, com tradução simultânea. As inscrições também devem ser feitas no local.