Homenagens, emoção e resistência marcam abertura da 20ª UFMG Jovem

Comunidade acadêmica, estudantes e professores de escolas públicas lotaram o auditório principal do CAD 1

Sandra Goulart (no centro da mesa) desejou boas-vindas a estudantes e professores das escolas Marcus Vinícius dos Santos / ICB

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, a abertura oficial dos trabalhos da UFMG Jovem, a tradicional feira de popularização e divulgação científica que neste ano comemora 20 anos. A cerimônia contou com homenagens a idealizadores e coordenadores das edições anteriores, exibição de vídeo comemorativo e apresentação do coral infantojuvenil Cariúnas, que emocionou o público presente, formado, em sua maioria, por estudantes, professores e diretores das escolas de educação básica.

Os trabalhos foram abertos pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que agradeceu às pessoas que estão envolvidas, há meses, nos preparativos da feira, destacando o desafio de sua realização mesmo em um cenário desfavorável para as universidades públicas brasileiras. “É um momento duplamente especial: agradeço a todos aqueles que contribuíram e contribuem para estes 20 anos da UFMG Jovem. Ao mesmo tempo, é também um momento especial de resistência por parte da UFMG, que enfrenta um cenário de cortes de recursos. Por isso, este dia representa nossa luta pela educação. O futuro de nosso país depende de vocês e de nossas instituições. Sejam bem-vindos à UFMG, uma Universidade que é também de vocês”, afirmou.

Público lotou auditório do CAD 1, no campus Pampulha
Público que acompanhou a cerimônia no CAD 1, no campus Pampulha Assessoria de Comunicação da Proex

A fala da reitora foi acompanhada pelas autoridades que compuseram a mesa do evento: a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, o diretor da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, o diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi, e a coordenadora da UFMG Jovem, Débora d'Ávila Reis.

“É maravilhoso a abertura desse espaço para a educação básica. Estou curioso para ver os trabalhos. Tenho plena convicção de que as escolas vieram à UFMG para mostrar a qualidade do que produzem”, disse o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, que também ressaltou a contribuição da idealizadora da primeira edição da UFMG Jovem, professora Beatriz Alvarenga, a quem atribuiu papel de vanguarda “na história da ciência e da divulgação científica”. Beatriz foi uma das homenageadas pela organização, tendo sido representada pela sobrinha Ângela.

Paulo Henrique Barbosa:
Paulo Henrique: integração e transformaçãoAssessoria de Comunicação da Proex

O professor de Geografia Paulo Henrique Barbosa Silva, da Escola Estadual Bento Gonçalves, de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a homenagem Docente Destaque, da UFMG Jovem de 2018. “A UFMG Jovem possibilitou à nossa escola e aos meus alunos uma experiência incrível que envolveu integração, interdisciplinaridade e transformação”, destacou o professor, que neste ano participa novamente da exposição de trabalhos. Hoje aluno de física da UFMG, Gabriel Elias também recebeu homenagem como Discente de destaque por sua participação no ano passado.

A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, lembrou que a tradicional feira de ciência é representativa de uma série ações de extensão da Universidade que dialogam e interagem com a educação básica. “A UFMG Jovem demonstra que não existe abismo entre a universidade e a educação básica. É desse diálogo que encontramos a diversidade e o poder transformador da educação", afirmou a diretora.

A 20ª edição do evento também foi tema da principal reportagem da edição 2.072 do Boletim UFMG, que circula nesta semana, e de vídeo da TV UFMG, que reúne depoimentos de participantes de edições anteriores.

Com Assessoria de Comunicação da Proex