Pesquisa e Inovação

Horacio Aráoz, catedrático do Ieat, ministra conferência sobre a crise do Antropoceno

Para professor argentino, transformação catastrófica da Terra é 'resultado da arrogância da razão e da proliferação de ecologias imperiais'

O professor da Universidade Nacional de Catamarca (Argentina) Horacio Machado Aráoz, catedrático do programa Calas-Ieat do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), vai ministrar, nesta quinta, 15, a conferência Anthropos-ceno, crisis de la humusidad de la Tierra. Reflexiones desde (y para) una nueva GeAlogía Política. A conferência, com início às 16h30, será no Auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha.

Xxxx
Aráoz abordará conceito que evoca crises de temporalidade e espacialidade
Foto: divulgação

Segundo Aráoz, o conceito de "Antropoceno" faz referência a uma voz que evoca a natureza radical da crise de nosso tempo. "Uma crise de temporalidade e de espacialidade política atinge a Terra. Abordado por pesquisadores de diferentes campos das Humanidades, o 'Antropoceno' é o grande 'conceito-diagnóstico' da era atual que nos fala da decomposição do mundo terrestre; de uma época cujo signo é a escassez sufocante de abrigo para humanos e não humanos, assim condenados a viver (exageradamente) entre ruínas e catástrofes ambientais imprevisíveis”, diz.

Durante a conferência, o professor vai discorrer sobre a crise antropocêntrica, partindo da perspectiva da Ecologia Política do Sul. “Ao rever as raízes histórico-políticas e fatores que marcaram sua emergência geossocial, procuramos entendê-la como o rescaldo de uma grande transformação catastrófica da Terra, resultante da arrogância da razão e da proliferação das ecologias imperiais. Por fim, para abordar seus efeitos e implicações, tentaremos postular algumas pistas para repensar a natureza dos afetos entre a Terra e a humusidade dos corpos”, conclui.

A conferência será ministrada em espanhol, sem tradução simultânea para o português. Participantes que se cadastrarem pelo Sistema Gestão de Eventos e confirmarem presença no dia da atividade receberão certificados.

O professor Horacio Machado Aráoz está na UFMG como convidado do Programa de Cátedras Calas-Ieat, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

Sobre o catedrático
Horacio Aráoz é formado em Ciências Políticas pela Universidade Católica de Córdoba, mestre em Ciências Sociais e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Nacional de Catamarca, ambas na Argentina. Ele é pesquisador independente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conicet) no Instituto Regional de Estudos Socioculturais (Ires-Conicet-Unca), onde coordena o Coletivo de Pesquisa em Ecologia Política do Sul. Aráoz também é professor regular do bacharelado em Trabalho Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Catamarca.

Ex-diretor (2016-2020) do PhD em Ciências Humanas da Faculdade de Ciências Humanas da Unca, Aráoz é membro do comitê acadêmico do PhD em Estudos Sociais Agrários da Faculdade de Ciências Sociais da mesma universidade. Foi professor convidado em programas de pós-graduação em diferentes universidades latino-americanas e atualmente leciona no mestrado em Ecologia Política e Alternativas ao Desenvolvimento da Universidade Andina e no doutorado em Estudos Sociais Agrários da Universidade Nacional de Córdoba. Seu campo de pesquisa é a Ecologia Política do Sul, e, nesse campo, participa de diversas redes, organizações e espaços de reunião em defesa dos territórios.

Assessoria de Comunicação do IEAT/UFMG