Saúde

Hospital das Clínicas promove mutirão de prevenção do câncer colorretal

Nesta quinta-feira, 25 pessoas que já aguardavam atendimento se consultarão com especialista e farão exame de colonoscopia, essencial para detectar a doença

Serão beneficiados 25 pacientes entre homens e mulheres com idade a partir de 45 anos
Serão beneficiados 25 pacientes entre homens e mulheres com idade a partir de 45 anos Foto: arquivo da Faculdade de Medicina da UFMG

O Hospital das Clínicas promove, nesta quinta-feira, 21, das 7h às 18h, um mutirão de atendimento para prevenção do câncer colorretal, também conhecido por câncer de cólon e reto.

A atividade integra as atividades do Março Azul Marinho, mês dedicado à conscientização sobre a doença. O mutirão será realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a Sociedade Brasileira de Coloproctologistas e a Federação Brasileira de Gastroenterologia. 

Serão realizadas consultas médicas com especialista e exame de colonoscopia, essencial para detecção da doença e considerado padrão para esse diagnóstico. Ao todo, serão beneficiados 25 pacientes, entre homens e mulheres com idade a partir de 45 anos. Todos já estão na fila aguardando o procedimento, com regulação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.

Alterações genéticas e fatores ambientais
O câncer colorretal diz respeito aos tumores iniciados na parte do cólon, conhecido como intestino grosso. A doença acomete também o reto, que corresponde ao final do intestino e está localizado antes do ânus ou no próprio ânus. O alerta sobre este tipo de câncer é que, predominantemente, ele se desenvolve a partir de alterações genéticas em lesões benignas, denominadas pólipos. 

Segundo o gastroenterologista do HC e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Jairo Silva Alves, essas lesões precisam ser retiradas assim que detectadas. “São pré-cancerosas. A retirada dos pólipos é uma das formas de prevenção do câncer colorretal”, afirma o professor.

Além da hereditariedade, outro ponto de atenção são os fatores ambientais, já que uma forma de prevenção para esse tipo de câncer é adotar hábitos alimentares mais saudáveis e praticar atividades físicas regulares. Jairo Alves recomenda: “Manter uma dieta rica em fibras, beber água em quantidade necessária, evitar alimentos com excesso de gordura e embutidos são providências muito importantes para prevenção do câncer colorretal.” 

Alerta
O câncer de cólon e reto constitui, entre homens e mulheres, a segunda causa de morte por câncer. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta 45 mil novos casos de 2023 a 2025. Pessoas com idade a partir de 45 anos devem procurar regularmente um especialista. Se detectado precocemente, o câncer colorretal tem até 90% de chances de cura.