Saúde

Hospital das Clínicas volta a realizar transplante de pulmão

Mulher de 38 anos recebeu o órgão, captado no Hospital Risoleta Neves, na última sexta-feira, 24

Procedimento realizado na sexta-feira, dia 14,marca a retomada dos transplantes de pulmão em Minas Gerais
Procedimento marca a retomada dos transplantes de pulmão em Minas Gerais Foto: HC-UFMG | Ebserh

Na última sexta-feira, dia 24, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o primeiro transplante de pulmão desde a retomada do serviço, anunciada oficialmente em setembro.

Considerado de alta complexidade, o procedimento foi iniciado por volta das 9h, com a captação dos órgãos do doador no Hospital Risoleta Tolentino Neves, também gerenciado pela UFMG, e terminou por volta das 20h, com a implantação do pulmão na receptora, uma paciente de 38 anos que aguardava na fila de transplante de órgãos há quatro meses. A mulher segue em recuperação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O transplante foi conduzido e acompanhado por equipe multiprofissional formada por médicos das especialidades de cirurgia torácica, pneumologia, anestesiologia, instrumentadores e profissionais de enfermagem, totalizando cerca de 20 pessoas atuando diretamente no procedimento cirúrgico.

Segundo o cirurgião torácico Daniel Bonomi, a equipe ficou muito satisfeita com o procedimento e destacou a qualidade da infraestrutura: “A equipe se sente segura por contar com uma excelente estrutura e com equipamentos como a ECMO [Oxigenação por Membrana Extracorpórea], o Cell Saver e o sistema de broncoscopia. Tudo isso contribui muito nas cirurgias de grande porte, especialmente no transplante pulmonar, o que, em última análise, se reflete em melhores resultados.”

Retomada do serviço
Desde o primeiro anúncio da retomada do serviço pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, em 2023, o HC-UFMG passou por todas as etapas de recredenciamento junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O HC-UFMG também promoveu os treinamentos necessários para as equipes e adquiriu equipamentos de ponta, como a ECMO, que oferece suporte circulatório e pulmonar e proporciona maior segurança no procedimento.

A partir do restabelecimento do serviço, seis pacientes se inscreveram na lista e estavam aptos a receber o órgão assim que surgisse um doador, o que aconteceu na manhã de sexta-feira.

De 1998 e 2014, foram realizados 24 transplantes de pulmão no estado, 21 deles no Hospital das Clínicas. Após a interrupção, pacientes mineiros que necessitavam do procedimento passaram a ser cadastrados em listas de espera no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O HC-UFMG agora volta a se juntar aos centros transplantadores desse órgão no país.

'Corredor da honra'
O órgão foi captado no Hospital Risoleta Tolentino Neves, cuja  Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) atua em articulação com o MG Transplantes – Central Estadual de Transplantes em Minas Gerais – responsável pela regulação, logística e alocação dos órgãos e tecidos.  

Jovem doador foi homenageado pela equipe do Hospital Risoleta Neves no 'Corredor da honra'
Jovem doador foi homenageado pela equipe do Hospital Risoleta Neves no 'Corredor da honra' Foto: Arquivo HRTN

O jovem doador do órgão e seus familiares foram homenageados pela equipe do Risoleta, que formou o chamado Corredor da honra, ritual adotado por hospitais para agradecer a pessoas que cedem órgãos para transplantes. No Risoleta, o Corredor da honra ocorre na saída do Centro de Terapia Intensiva (CTI) em direção ao bloco cirúrgico após a comprovação da morte encefálica de um doador. A captação viabilizou a doação de múltiplos órgãos.

Só em 2025, o Hospital Risoleta Tolentino Neves registrou a captação de sete pacientes, todos doadores de múltiplos órgãos.

Com assessorias de comunicação do HC-UFMG e HRTN