Grupo da UFMG faz concerto no Quarta Cultural com obras escritas para saxofone
Nesta quarta-feira, 29 de outubro, às 12h30, o Grupo de Saxofones da UFMG apresenta concerto com obras originais escritas para saxofone no Conservatório UFMG. Interpretando composições de Leonard Bernstein, G. Bizet, G. Gershwin, Renato Goulart, G. Puccini e Chris Hazell, o grupo promove a divulgação do repertório erudito escrito originalmente para o instrumento. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação do Quarta Cultural.
O Grupo de Saxofones foi criado na década de 1990 como disciplina da Escola de Música, sob coordenação do professor Dilson Florêncio, e, ao longo dos anos, supriu a formação temporária de diversos grupos, como o Quarteto e o Quinteto de Saxofones da UFMG. Em 2016, passou a integrar a grade dos projetos de extensão da Universidade, promovendo workshops e recitais com os saxofonistas Dilson Florêncio, Douglas Braga e Adalberto Barbosa.
Em 2019, o grupo se apresentou no primeiro Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG, acompanhando o músico brasileiro Carlos Gontijo e o saxofonista espanhol Carlos Ordoñez. Na segunda edição, em 2024, o projeto participou da organização do evento e acompanhou artistas nacionais e internacionais em recitais que compuseram a programação.
Atualmente, o Grupo de Saxofones busca criar novas opções de vivência artística para os alunos do bacharelado em música com habilitação em saxofone e conta com a participação de músicos convidados de diversos núcleos profissionais e de formação do Estado.
