Montes Claros oferece oficinas de agricultura familiar para servidores

Atividades foram desenvolvidas no Sítio do Saluzinho; nesta quarta, outro grupo visitará o Parque Estadual Lapa Grande

Servidores em oficina no Sítio do Saluzinho
Servidores em oficina no Sítio de Saluzinho, no campus Montes ClarosVanessa Magalhães / UFMG

Dezoito servidores visitaram na manhã desta terça-feira, 23, o Sítio de Saluzinho, no campus Montes Claros, onde participaram das oficinas Lavoura tradicional e vida na roça, Frutos e doces de quintais, Processos de produção e beneficiamento de mandioca e Brincadeiras antigas. Eles também fizeram alguns exercícios de yoga no espaço. As atividades integram a Semana do Servidor.

“Foi  uma experiência gratificante, muito diferente, que nos levou para mais perto da realidade do campo”, avaliou a servidora Priscila Gomes, da Secretaria Geral e do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq).

O professor e coordenador de Recursos Humanos do ICA, Dalton Rocha Pereira, explica que as atividades desenvolvidas nesta edição da Semana do Servidor são baseadas na vivência: “As semanas anteriores focaram muito em treinamento, então esse tipo de ação relacionada ao conhecer o que se pratica no dia a dia da universidade está sendo altamente positivo”, explicou.

Criado em 2012, o Sítio de Saluzinho é um programa que funciona como centro de referência da agricultura familiar do Norte de Minas, favorece a interação da pesquisa com o ensino e a extensão e recebe estudantes da rede pública de educação e agricultores.

Nos últimos quatro anos, o programa ofereceu mais de 750 oficinas para cerca de seis mil crianças do município – que correspondem a 25% do alunos matriculados na rede pública de ensino do município –, envolvendo 165 alunos de graduação. As atividades buscam valorizar o conhecimento tradicional sobre natureza, gestão de recursos naturais e produção de alimentos.

O programa é coordenado por equipe de professores do ICA e é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Lapa Grande e Casa da Glória
Na manhã desta quarta-feira, 24, servidores do ICA visitam o Parque Estadual Lapa Grande, área de preservação ambiental localizada no município de Montes Claros que reúne um complexo de grutas e áreas verdes. Os servidores farão uma caminhada pelas trilhas da mata e conhecerão as pinturas rupestres conservadas no ambiente.

No último fim de semana, seis servidores do ICA estiveram em Diamantina para conhecer a Casa da Glória. Maria Amélia Barbosa Vieira aprovou a visita. “Foi uma excelente oportunidade para conhecer as construções do período colonial e suas histórias, a casa da Chica da Silva, as igrejas, a Casa da Glória com o passadiço que transmite um encantamento com seus contos e tantos outros lugares com imenso valor cultural. O passeio foi um belo presente”, definiu Maria Amélia.