Pesquisa e Inovação

ICB promove aula inaugural com pesquisador que identificou variante do coronavírus

Brasileiro Túlio Andrade, que trabalha na África do Sul, é considerado referência internacional em genética de vírus

Novo teste permite melhor panorama da presença das variantes do Sars-CoV-2 em todo o território nacional.
Aula inaugural vai abordar novas variantes do Sars-CoV-2Divulgação OMS

A disseminação do Sars-CoV-2 e de suas variantes pelo mundo é o tema da aula inaugural dos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), que será realizada na próxima sexta-feira, 21, por meio de videoconferência. O convidado é o professor brasileiro Túlio de Paiva Nazareth Andrade de Oliveira, líder do grupo que identificou a variante do novo coronavírus na África do Sul. A atividade terá início às 13h30 e será transmitida no canal do ICB no YouTube.

Em entrevista concedida ao site de notícias EuroNews, Túlio Andrade contou que um estudo preliminar do laboratório do qual é diretor, o KwaZulu-Natal Research Innovation and Sequencing Platform (Krisp), da Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), na África do Sul, sugere que as novas variantes do Sars-CoV-2 surgem quando se infectam pessoas que têm o sistema imunológico comprometido – isso favorece a mutação do vírus e o aumento da sua capacidade de infecção.

A divulgação dos estudos desenvolvidos pelo Krisp possibilitou que o Reino Unido e o Brasil detectassem outras variantes do coronavírus, mas com características semelhantes às da variante sul-africana. Segundo o pesquisador, as três variantes da África do Sul, do Reino Unido e do Brasil, embora tenham origem em regiões diferentes, sofreram a mesma mutação na posição 501Y. Outra constatação do grupo é que as novas variantes surgiram em locais com alta taxa de transmissão e infecção pelo Sars-CoV-2.

Túlio Andrade: Inspiring scientist of the decade após pesquisas sobre genética de vírus
Túlio Andrade é doutor em bioinformática e virologia médicaArquivo pessoal

Inspirando a nova geração
Túlio Andrade é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Natal (1999) e doutor em bioinformática e virologia médica pela Escola de Medicina Nelson R Mandela da Universidade de KwaZulu-Natal Natal (2004). O pesquisador recebeu duas bolsas de estudos de prestígio internacional. A primeira, entre 2004 e 2006, foi oferecida pela European Commission Marie Curie Research Fellow, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Com essa bolsa, Túlio Andrade foi reconhecido pela Comunicdade Europeia como um dos pesquisadores que inspiraram a nova geração (Inspiring scientist of the decade).

A segunda bolsa de estudo foi oferecida pela Royal Society Newton Advanced Fellowship, do Wellcome Trust Sanger Institute e da Universidade de Edimburgo, entre os anos de 2015 e 2019. Em 2015, o pesquisador tornou-se professor na UKZN e, em 2017, fundou o Krisp, que tem o objetivo de criar um ambiente científico na África que forneça ciência de alto nível, crie inovações e reverta a fuga de cérebros.

A aula magna é realizada anualmente pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB e marca o início das atividades acadêmicas de seus programas de pós-graduação. O evento costuma reunir pesquisadores de renome internacional para discutir temas relevantes da biologia. Após a palestra, o professor Túlio Andrade conversará com os participantes, que poderão fazer perguntas por meio do chat. Serão emitidos certificados e sorteados brindes.