Pesquisa e Inovação

Idade, gênero e suporte familiar têm forte influência na formação da identidade sexual LGB

Estudo do Cedeplar mostra que risco de depressão é menor entre indivíduos mais velhos e escolarizados

fws
Descoberta da identidade homossexual ou bissexual pode gerar insegurança e sensação de rejeiçãoDomínio Público / Pxhere

Os sofrimentos mentais são mais prevalentes entre lésbicas, gays e bissexuais (LGB), em comparação com a população em geral – mulheres e pessoas mais jovens compõem o grupo de indivíduos mais propensos à depressão.

Essa foi uma das conclusões da tese de doutorado Nós que mudamos, eles não: a importância do suporte familiar, da idade e do gênero na análise do desenvolvimento da identidade sexual e da saúde mental de lésbicas, gays e bissexuais em Minas Gerais, defendida em setembro pelo pesquisador Samuel Araujo Gomes, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Cedeplar) da UFMG.

A pesquisa mostrou que os mais velhos têm menos risco de depressão. “Isso pode ser explicado por fatores como a independência financeira, que se associa a maiores níveis de escolaridade e domicílio fora da casa dos pais”, comenta o autor.

Segundo Samuel Gomes, os piores resultados de saúde mental registrados entre LGB são motivados pelo estigma e pelo preconceito a que essa população é submetida ao longo da vida. “Na transição para a vida adulta, o suporte da família é determinante para os impactos gerados por esse processo”, explica.

O estudo foi executado por meio da aplicação de uma pesquisa quantitativa com 754 lésbicas, gays e bissexuais residentes em Minas Gerais em 2019, dos quais 33 também participaram de entrevistas semiestruturadas.

Descoberta
Como constatou o autor, o processo de desenvolvimento da identidade homossexual ou bissexual é marcado geralmente por insegurança, violência, sensação de rejeição, inadequação e receio de decepcionar as famílias. “Muitos dos entrevistados se concentraram nos estudos para fugir dessa realidade e para que pudessem demonstrar, mais tarde, que poderiam ser bem-sucedidos, mesmo sendo LGB”, detalha Samuel Gomes.

Para a maioria dos participantes, a descoberta se deu na adolescência e no início da juventude. “Os homens vivem essa experiência mais precocemente, e as mulheres têm intervalos menores entre se sentir diferente e comunicar sua identidade sexual”, relata o pesquisador. A forma como ocorrem as primeiras experiências afetivo-sexuais também é diferente entre homens e mulheres. “Normalmente, ocorre de forma fortuita e ocasional entre os homens. Com elas, as experiências se dão normalmente em ambientes mais íntimos e com amigas”, compara.

Para a comunidade LGB que vive no interior do estado, a indisponibilidade de locais de socialização e a maior vigilância social reduzem as possibilidades de compreensão da sexualidade. A religião também interfere diretamente nesse processo. “Entre os que cresceram em lares cristãos, há um relato de cobrança, reprovação e controle do comportamento ‘desviante’, o que gera medo e angústia, e afeta concretamente a saúde mental”, explica Samuel Gomes.

Ajuda psicológica
A experiência de muitos dos entrevistados foi permeada pela busca por ajuda psicológica. Entre os que foram atendidos, alguns se queixaram de que as demandas especificamente ligadas à sexualidade eram negligenciadas. “Em geral, o acompanhamento psicológico tem sido essencial para a compreensão da sexualidade e o desenvolvimento de ferramentas para lidar com o preconceito”, argumenta o autor.

A questão financeira é uma das principais barreiras para acessar esse tipo de atendimento. “O serviço não está disponível no sistema público para todas as pessoas, nem é autorizado por todos os planos de saúde”, afirma Samuel Gomes.

O trabalho demonstra que os efeitos da conquista de direitos por LGB ainda são restritos aos adultos e identifica gargalos e desafios. “É preciso investir na capacitação dos profissionais de saúde para que o desenvolvimento da identidade sexual seja levado em consideração no atendimento. Além disso, é premente repensar estratégias de ampliação dos serviços de prevenção, promoção e recuperação da saúde mental da população LGB”, sugere Samuel Gomes.

Tese: “Nós que mudamos, eles não”: A importância do suporte familiar, da idade e do gênero na análise do desenvolvimento da identidade sexual e da saúde mental de lésbicas, gays e bissexuais em Minas Gerais
Autor: Samuel Araujo Gomes da Silva
Orientadora: Paula Miranda-Ribeiro