Coberturas especiais

Programa Noite Ilustrada debate imagem atual de Karl Marx

No aniversário de 200 anos do filósofo, novas obras lançam diferentes olhares sobre o pensado alemão

O filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista Karl Marx, um dos mais importantes pensadores da esquerda mundial, completaria 200 anos no mês de maio. No âmbito da economia, a obra de Marx estabeleceu as bases para muito do atual entendimento sobre o trabalho e sua relação com o capital. Ao longo da vida, Marx publicou livros como O Manifesto Comunista e O Capital

Na última década, vários produtos culturais foram lançados inspirados nas ideias do pensador e revolucionário, cujas ideias seguem sendo, até os dias de hoje, um referencial para os sistemas político, econômico e social mundiais.

A diretora editorial da Boitempo, Ivana Jinkings, conversou sobre a vida e a obra de Karl Marx com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa. A entrevista foi ao ar nesta sexta-feira, 11.

"Marx é um pensador cujas ideias sobreviveram ao tempo. A gente lê algumas obras do Marx e fica impressionado com a atualidade", afirmou.

Ouça a conversa com Luiz Fernando de Freitas

A programação especial de eventos e lançamentos culturais comemorativos dos 200 anos de Karl Marx pode ser consultada no site da editora Boitempo.