Ieat filia-se a rede internacional de estudos avançados em universidades

Criada em 2010, a Ubias reúne 36 institutos de todos os continentes para troca de informações e projetos conjuntos

Institutos da UFMG e da USP integram a rede internacional
Institutos da UFMG e da USP são os únicos do Brasil a integrar a rede internacional Reprodução

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG acaba de se tornar membro integrante da rede internacional dedicada a estudos avançados Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study). Criada em 2010,  a rede congrega 36 institutos ao redor do mundo e tem a missão de promover a troca de experiências entre pesquisadores de áreas, culturas e formações diversas, criando um espaço produtivo para  pesquisa inovadora. Além de programas de bolsas em diferentes níveis acadêmicos, a rede Ubias realiza conferências bienais e programas conjuntos.

Segundo o diretor do Ieat, professor Estevam Barbosa de Las Casas, a filiação à Ubias “abre para a UFMG novas e relevantes oportunidades de interação com uma rede acadêmica de alto nível dispersa por todos os continentes, cobrindo todas as áreas do conhecimento”.

Todos os institutos fuliados à Ubias financiam projetos em parceria e bolsas para visitantes, com duração que varia de dez dias a quatro anos. Algumas dessas instituições, como as vinculadas às universidades de Warwick, no Reino Unido, e de Cergy-Pontoise, na França, têm o intercâmbio com a UFMG como meta de curto prazo para seus projetos de internacionalização. O Ieat já participa de projetos aprovados ou em preparação com as universidades de Bolonha, na Itália, Stellenbosh, na África do Sul, e Bielefeld, na Alemanha.

Internacionalização como meta

A filiação à rede Ubias está em sintonia com ações do Ieat que têm o propósito de promover sua internacionalização, uma das metas estabelecidas no Seminário Prospectando o Ieat, realizado em 2009, em Ouro Preto (MG). No evento, foram definidos objetivos do Instituto para os próximos dez anos. Ao filiar-se à rede, o Ieat se junta ao Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), único no Brasil que já integrava a rede.

O Instituto de Estudos Avançados da UFMG participou, de 19 a 23 de março, em São Paulo, como convidado, do quinto encontro de diretores de institutos de estudos avançados da rede Ubias, realizado na sede do IEA-USP. O evento foi o primeiro realizado nas Américas. Realizados a cada dois anos, esses encontros servem à troca de informações sobre atividades, gestão, prioridades e definição de iniciativas conjuntas.

Com setor de comunicação do Ieat