Pesquisa e Inovação

Ieat seleciona pesquisadores para cátedra com foco nas crises da América Latina

Programa realizado em parceria com o Instituto Calas, do México, recebe inscrições até 15 de março de 2023

Fachada do prédio que sedia Ieat, no campus Pampulha
Fachada do prédio que sedia o Ieat, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

A crise da democracia e as reivindicações de cidadania é o tema de chamada do programa Cátedra Calas-Ieat, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG. As inscrições seguem abertas até 15 de março de 2023.

O objetivo da Cátedra Calas/Ieat é contribuir para o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos que visem à compreensão das transformações e crises na América Latina, por meio de projeto de pesquisa que deve ser realizado na UFMG, em Belo Horizonte. Podem participar acadêmicos com experiência em investigações nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais, que tenham título de doutor.

Poderão ser submetidos trabalhos de especialistas em América Latina interessados em abordar experiências de crise na região. Os pesquisadores devem tratar de problemas atuais e explorar perspectivas de enfrentamento, por meio de pesquisa transdisciplinar sobre a crise da democracia e sobre as reivindicações de cidadania nas Américas. O projeto de pesquisa deve ter relação com as crises políticas e caráter interdisciplinar e transregional, com visão inovadora do tema da democracia.

O programa oferece uma bolsa para que o candidato selecionado resida por três meses em Belo Horizonte, além de passagens aéreas de ida e volta para a capital mineira e também para a sede principal do Calas, em Guadalajara, México.

O resultado da seleção será divulgado em 15 de abril de 2023, e as atividades terão início em 1º de setembro. Outras informações podem ser encontradas no site do Calas. Veja detalhes da chamada, em português e em espanhol.

Com Assessoria de Comunicação do Ieat/UFMG