Notícias Externas

Encontro Latino-americano de Teatro de Grupo começa nesta quinta

Evento promove intercâmbio entre grupos teatrais de Brasil, México e Marrocos

O espetáculo Un Marocain, do Marrocos, faz parte da abertura do  II Encontro Latinoamericano de Teatro de Grupo em Nova Lima.
Espetáculo Un Marocain, do Marrocos, faz parte da abertura do II Encontro Latinoamericano de Teatro de Grupo.Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira,12, a cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será palco do 2º Encontro Latino-americano de Teatro de Grupo. O evento é realizado pelas companhias mineiras Armatrux, Atrás do Pano e Grupo dos Dois. A ideia é fortalecer a cena local por meio da promoção de um intercâmbio dos teatros brasileiro, mexicano e marroquino. 

As três mesas de debate e cinco espetáculos que serão apresentados pretendem propiciar um diálogo sobre processos de criação e experiências com o público no teatro, em diferentes lugares. Os grupos que se apresentam normalmente não teriam o financiamento necessário para se apresentar na capital mineira, apesar do sucesso que têm em seus países de origem. 

O ator Cristiano Diniz, do Grupo dos Dois, conversou sobre o 2º Encontro Latino-americano de Teatro de Grupo, nesta quarta-feira, 11, com o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa.

Ele explica que o teatro de grupo é "uma forma como os grupos [de teatro] se organizam, muito comum em Belo Horizonte, em que os grupos são autogeridos pelos atores". "Cada país, assim como cada estado do Brasil, tem um formato de gestão diferente, porque os editais, as formas de subvenção e as relações institucionais são diferentes. Então, a gente vai tentando entender como funciona em cada lugar e, com essa troca, aprender caminhos que o poder público ou nós mesmo podemos oferecer", ressalta Cristiano. 

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-11-04-2018.mp3

Todas as atividades do 2º Encontro Latino-americano de Teatro de Grupo serão no Centro de Artes Suspensa Armatrux (Rua Himalaia, 69, Nova Lima). A programação está disponível na página do encontro no Facebook.