Impactos do coronavírus na Cultura
Em uma conjuntura de insegurança econômica, o entretenimento é uma das primeiras áreas que sofre o impacto, já que é o primeiro gasto cortado no orçamento
O setor do entretenimento está sofrendo impactos com o distanciamento social, já que suas atividades dependem de aglomeração de pessoas e contato físico. A situação se torna ainda mais delicada, considerando que 45% do setor cultural é formado por trabalhadores autônomos e informais, que dependem do funcionamento da cadeia artística e da bilheteria dos espetáculos.
Enquanto aguardam políticas públicas para apoiá-los, os artistas também têm proposto atividades on-line para que a população, mesmo de casa, continue a ter acesso à cultura. Mas poucas vezes atividades nesse formato possibilitam retorno financeiro. Além disso, é preocupante o processo de recuperação do setor, tendo em vista que gastos com entretenimento são os primeiros que são cortados no orçamento familiar em momento de crise.
As repórteres Flora Quaresma e Isadora Ribeiro conversaram com produtores, artistas e professores para construir uma reportagem em série com quatro episódios falando do impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus na produção cultural.