Notícias Externas

Impactos do coronavírus na Cultura

Em uma conjuntura de insegurança econômica, o entretenimento é uma das primeiras áreas que sofre o impacto, já que é o primeiro gasto cortado no orçamento

Vários eventos adiaram, suspenderam ou cancelaram suas apresentações
Vários eventos adiaram, suspenderam ou cancelaram suas apresentações Instagram @Lollapaloozabr

O setor do entretenimento está sofrendo impactos com o distanciamento social, já que suas atividades dependem de aglomeração de pessoas e contato físico. A situação se torna ainda mais delicada, considerando que 45% do setor cultural é formado por trabalhadores autônomos e informais, que dependem do funcionamento da cadeia artística e da bilheteria dos espetáculos.

Enquanto aguardam políticas públicas para apoiá-los, os artistas também têm proposto atividades on-line para que a população, mesmo de casa, continue a ter acesso à cultura. Mas poucas vezes atividades nesse formato possibilitam retorno financeiro. Além disso, é preocupante o processo de recuperação do setor, tendo em vista que gastos com entretenimento são os primeiros que são cortados no orçamento familiar em momento de crise.

A atriz e diretora do Grupo Teatro Andante fala sobre iniciativas que o teatro encontrou para continuar em exercício
A atriz e diretora do Grupo Teatro Andante fala sobre iniciativas que o teatro encontrou para continuar em exercício Grupo Teatro Andante

As repórteres Flora Quaresma e Isadora Ribeiro conversaram com produtores, artistas e professores para construir uma reportagem em série com quatro episódios falando do impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus na produção cultural.

Ouça a reportagem 1 de Isadora Oliveira e Flora Quaresma
Ouça a reportagem 2 de Isadora Oliveira e Flora Quaresma
Ouça a reportagem 3 de Isadora Oliveira e Flora Quaresma
Ouça a reportagem 4 de Isadora Oliveira e Flora Quaresma