Inovação produzida em Minas será mostrada de hoje até domingo

Seis projetos são desenvolvidos na UFMG

Fachada do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade
Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, vai receber atividades da Mostra Inova MinasDivulgação / Espaço do Conhecimento

Quarenta projetos de universidades, centros de pesquisa e empresas sediadas no estado começam a ser apresentados nesta sexta-feira, dia 15, na Mostra Inova Minas, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Seis dessas iniciativas são desenvolvidos na UFMG e envolvem estudos relacionados a diabetes, solidão, cuidados da mãe com o filho recém-nascido, acesso à justiça e reabilitação de idosos com sequelas de hanseníase.

Os cinco melhores projetos, escolhidos por júri e pelos visitantes, receberão mentoria para negócios e participarão da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que será realizada em Belo Horizonte de 31 de outubro a 5 de novembro.

A programação do evento, que vai até domingo, dia 17, também prevê o lançamento do Portal Periódicos para Minas Gerais, plataforma digital de acesso aberto a mais de 300 revistas científicas, 64 delas da UFMG.

Oficinas gastronômicas, simulação de realidade virtual, campeonatos de programação, lançamento de livro digital sobre divulgação científica e sessões do Museu Ponto UFMG são outras atividades do evento, que ficarão espalhadas, durante os três dias, em ambientes abertos da Praça da Liberdade e nos prédios do Memorial Minas Gerais Vale, do Museu de Minas e do Metal Gerdau, do Espaço do Conhecimento UFMG e do Hub Minas Digital  - antigo edifício Rainha da Sucata.

Um panorama sobre o evento pode ser lido em matéria publicada pela Fapemig.