Formas de Ingresso

Inscrições abertas para o Sisu UFMG

De 6 a 9 de abril, candidatos que fizeram o Enem podem se inscrever para concorrer a vagas na Universidade; os resultados serão divulgados pelo MEC

...
Movimento no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, campus Pampulha Foca Lisboa | UFMG

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano e pretendem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga na UFMG deverão fazê-lo até a próxima sexta-feira, 9 de abril. A UFMG oferece 6.309 vagas em 79 cursos de graduação, e o candidato, ao fazer sua inscrição, exclusivamente on-line, deve estar atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. As aulas terão início no dia 17 de maio, no caso dos estudantes classificados para o primeiro período letivo de 2021, e no dia 13 de outubro, para  aqueles selecionados para o segundo período de 2021.

Todo o processo de seleção de candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A previsão é que os resultados sejam divulgados no dia 13 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula. Na UFMG, essa etapa deve ocorrer entre o final de abril e o início de maio.

Para participar do Sisu, é necessário ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio e ter feito o Enem 2020, realizado em 2021 em razão da pandemia. As vagas são divididas em dois grandes grupos: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e estudantes que não cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma entre as nove modalidades em que pode concorrer, conforme os seguintes critérios: candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas; candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; candidatos com deficiência; candidatos de ampla concorrência (demais candidatos não especificados nas outras modalidades).

A classificação e a seleção são feitas exclusivamente na modalidade de vaga para a qual o candidato se inscreveu. Não é possível mudar a modalidade depois de realizada a inscrição.

Comprovação da modalidade de vaga
Uma vez concluída a seleção pelo Sisu, a UFMG vai avaliar se o candidato está apto a ocupar a vaga na modalidade escolhida. No caso de condições específicas, ele precisa apresentar a documentação exigida no edital e passar pela avaliação de uma banca, de acordo com sua opção.

Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão comparecer uma banca de heteroidentificação, em formato presencial (o cronograma ainda será definido). Aqueles que se autodeclarem indígenas deverão comprovar reconhecimento como membro de comunidade ou etnia por meio de carta assinada pelas lideranças do povo ou comunidade da qual faça parte.

Candidatos com deficiência passarão por banca de verificação e validação da deficiência, presencialmente. E aqueles com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita deverão entregar documentação para análise.

Registro acadêmico
O registro acadêmico é o processo que oficializa a entrada do estudante na UFMG e exige documentos obrigatórios para todos os candidatos e documentos específicos para algumas das modalidades escolhidas pelo candidato no Sisu. As listas estão informadas no site

...
Matrícula de calouros na UFMG, antes da pandemia: neste ano, apenas os procedimentos de bancas serão presenciais  Foca Lisboa | UFMG

Ao se registrar no Sisu, o candidato precisa optar por apenas uma universidade pública, pois a lei proíbe a matrícula simultânea em cursos de graduação de instituições diferentes. Por isso, no momento do registro, o candidato não pode estar vinculado a uma outra universidade.

O candidato pode perder automaticamente a vaga se não fizer o registro no período estipulado, não anexar a documentação obrigatória, não efetuar sua matrícula, não comparecer na data prevista ou não comprovar os requisitos para a modalidade de vaga escolhida.

Após apresentar a documentação, o aluno receberá seu registro na UFMG e terá efetivada a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período. As instruções e datas serão divulgadas em ufmg.br/sisu.

Comprovação de renda
Caso a renda familiar seja a modalidade escolhida pelo candidato ao se matricular, é obrigatório comprovar que a renda de cada membro do grupo familiar foi inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, por, pelo menos, três meses antes da inscrição na UFMG. O candidato deve enviar comprovantes de renda de todos os membros do seu grupo familiar (entram no cálculo rendimentos de qualquer natureza).

A análise socioeconômica dos candidatos é feita por assistentes sociais da UFMG e da Fundação Mendes Pimentel (Fump). O anexo 2 do edital do Sisu traz o detalhamento de todas as informações referentes à comprovação de renda. Dúvidas sobre a análise socioeconômica devem ser encaminhadas para reservadevaga@drca.ufmg.br.

Candidatos com deficiência
Além dos documentos obrigatórios gerais, o candidato com deficiência deve apresentar relatório médico com indicação do tipo de deficiência e das limitações impostas por ela. O candidato também deverá comparecer pessoalmente à banca de verificação e validação da deficiência, que pode solicitar novos exames ou a realização de uma perícia médica.

Banca de heteroidentificação
Os candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) serão chamados para comparecer presencialmente à banca de heteroidentificação. A banca observa as características fenotípicas, ou seja, as características físicas do candidato, para confirmar o pertencimento étnico-racial declarado. Não serão consideradas as características físicas dos ascendentes, como pais, avós e outros.

Caso o candidato não possa comparecer à banca por causa da pandemia, deve fazer seu registro normalmente e informar a impossibilidade de comparecimento. Assim, será chamado no próximo período letivo ofertado no seu curso.

Lista de espera e antecipação de entrada
O candidato pode manifestar interesse no site do Sisu em participar da lista de espera da Universidade. O período para esse procedimento é estipulado a cada edição do Sisu. Posteriormente, o candidato também informa seu interesse no site Sisu UFMG.

O estudante aprovado para o segundo período letivo pode ser convocado a antecipar sua entrada para o primeiro período letivo, se surgirem vagas. Nesse caso, ele deve, obrigatoriamente, fazer o registro acadêmico para o primeiro período letivo. Quem não fizer isso perde o direito à vaga.

Para saber se sua entrada foi antecipada, o estudante deve acompanhar atentamente as informações publicadas na página Sisu UFMG.

Imersão lúdica na UFMG
O jogo de tabuleiro on-line Eu na UFMG dá ao candidato a oportunidade de descobrir a instituição em sua diversidade e vivenciar uma experiência nos campi. O usuário poderá conhecer as particularidades da UFMG, suas unidades acadêmicas, benefícios oferecidos aos alunos e o funcionamento dos cursos, entre outros aspectos. O formato do jogo e os caminhos que podem ser percorridos pelos jogadores estão relacionados ao objetivo da Universidade de propiciar a seus estudantes, além de preparação profissional, uma formação abrangente, humana e cidadã.

Assessoria de Imprensa da UFMG