Inscrições para mestrado e doutorado em Bioinformática seguem até 16 de janeiro

Programa que une o ICB, o ICEx e a Escola de Engenharia oferece total de 54 vagas

A professora Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação,  atua na área de bioinformática
A professora Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação, leciona na pós em Bioinformática Foto: DCC/ICEx

As inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG, para ingresso no primeiro semestre de 2023, estarão abertas até o dia 16 de janeiro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do programa.

Conforme o edital regular, são oferecidas 27 vagas para ingresso no doutorado e 27 para o mestrado, ambos em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas previamente no site do programa. Em cumprimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG, seis vagas em cada modalidade serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros. O edital suplementar prevê duas vagas para o mestrado, uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência, e duas vagas para o doutorado, também uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência.

As inscrições aceitas serão divulgadas em 20 de janeiro. O processo seletivo terá prova de inglês, no dia 30 de janeiro; prova de conhecimentos nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciência da Computação, dia 31; análise do currículo e arguição oral e análise do projeto de pesquisa, de 1º a 3 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 6 de fevereiro, e o cadastro prévio dos selecionados deverá ser feito no dia 16 do mesmo mês, exclusivamente pela internet.

Todas as etapas serão realizadas por videoconferência. O candidato poderá solicitar dispensa da prova de inglês, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesa. O candidato egresso do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Bioinformática poderá solicitar dispensa da prova de conhecimentos. A validade da nota dessa prova será de 24 meses, improrrogáveis.

Mais informações estão no site do programa de pós-graduação e também podem ser obtidas pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br.

Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática
Como parte da política de promoção da inovação e da excelência na pós-graduação, os departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI) do ICB e de Ciência da Computação (DCC) do ICEx, juntamente com outros cinco departamentos do ICB, do ICEx e da Escola de Engenharia, criaram, em 2002, o Programa de Doutorado em Bioinformática. A primeira turma ingressou no início de 2003. O programa é sediado no ICB, que concentra o maior número de professores do curso.

A Bioinformática é área estratégica no desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo as Ciências Biológicas e a Ciência da Computação e para a formação de profissionais capazes de contribuir com a inclusão do país na fronteira moderna da pesquisa mundial. Esse campo de conhecimento abrange áreas distintas como a análise de sequências de DNA e proteínas, o estudo de estruturas tridimensionais de moléculas, a visualização e análise de imagens e sinais biológicos.

Assessoria de Comunicação do ICB