Ensino

Institutos de estudos avançados vão ministrar disciplinas para estudantes da graduação e pós

Iniciativa une UFMG, UFRJ e Unifesp; oferta será no primeiro semestre de 2024

Fachada do prédio que sedia o IETA/UFMG, no campus Pampulha
Fachada do prédio que sedia o Ieat, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

O Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (Ieat), em parceria com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), oferecerá quatro disciplinas interinstitucionais, no primeiro semestre de 2024, no formato virtual, para estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições.

“A iniciativa do Fórum Brasileiro de Instituto Avançados (Fobreav) de organizar um conjunto de disciplinas de forma compartilhada abre caminho para tornar acessível para alunos de distintas regiões o tratamento de temas de interesse comum e potencializar a divulgação do conhecimento e interações na pesquisa e extensão”, destaca o professor do Ieat/UFMG, Estevam Las Casas, um dos organizadores da parceria.

Um dos objetivos do Fobreav é desenvolver iniciativas que promovam a integração de universidades por meio da construção de redes de produção de conhecimento baseadas na inter e na transdisciplinaridade.

As disciplinas, que serão ministradas por professores de diferentes áreas do conhecimento das instituições parceiras e também por convidados, tratarão dos temas Sociologia da mudança (Programa de Pós-graduação em Sociologia), Dilemas éticos (Programa de Pós-graduação em Filosofia), Riscos globais (Programa de pós-graduação em Arquitetura) e Sustentabilidade e suas dimensões (programas de pós-graduação em Geografia e em Engenharia de Estruturas e Núcleo de Assessoramento à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas).

As cargas horárias, créditos e períodos de realização são distintos, e as aulas serão ministradas a distância por meio das plataformas Zoom Meetings e Google Meets.

Matrículas e ementas
O calendário e as instruções para matrícula estão disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação da UFMG responsáveis pelas disciplinas. O procedimento de matrícula deve ser feito no sistema MinhaUFMG, campo Pós-graduação matrícula.

Para os estudantes dos demais programas de pós-graduação, a matrícula pode ser feita como disciplina eletiva. Nos cursos em que as matrículas já estejam encerradas, o interessado poderá solicitar acerto de matrícula nas secretarias dos programas.

As ementas das quatro disciplinas estão informadas nos sites dos programas de pós-graduação e na página do Ieat