Arte e Cultura

Instrumentista que une a música regional brasileira com ritmos americanos é atração do Quarta Doze e Trinta

Warley Henrique: gêneros diversos
Warley Henrique: gêneros diversos Divulgação

Músico autodidata, compositor e arranjador mineiro, Warley Henrique é o convidado de amanhã, 6, do Programa Quarta Doze e Trinta. Seu repertório, que passeia pelo rock, soul, samba, baião, maracatu, congado, bossa nova e jazz, promove o encontro de temas da música regional brasileira com ritmos americanos, mediado sempre por seu cavaquinho 5 cordas.

A apresentação começa às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com entrada gratuita.

Natural de Belo Horizonte, Warley Henrique começou a tocar cavaquinho aos 15 anos. A paixão pela música popular instrumental aflorou quando travou contato com a obra de Waldir Azevedo. Pixinguinha, Tom Jobim, Cartola e Jacob do Bandolim são outras inspirações do músico.

Em 2008, Warley lançou o CD Delicado, com participação da sambista Dona Ivone Lara e do baterista Wilson das Neves. Com o trabalho, venceu, no ano seguinte, o prêmio Marco Antônio Araújo de Melhor CD Instrumental e foi indicado ao Prêmio da Música Popular Brasileira na categoria Revelação.

Seu último trabalho, lançado em 2014, é o álbum Pra quem não me conhece, no qual é diretor musical, compositor e arranjador das 10 composições. O trabalho tem participação de Aline Calixto, Sérgio Pererê e Thiago Delegado.

Pra quem não me conhece está disponível on-line na página do músico na plataforma de áudio soundcloud.
O Quarta Doze e Trinta integra o programa Muitas Culturas nos Campi, realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG.