Institucional

Intelectuais, instituições e políticos lançam manifesto em defesa da ciência mineira

Dirigido ao governador Romeu Zema, documento reivindica repasse de 1% do orçamento de 2021 para a Fapemig

Sede da Fapemig, em Belo Horizonte:
Sede da Fapemig, em Belo Horizonte: manifesto defende repasse de 1% da receita para a instituiçãoFapemig

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, no início deste mês, emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), que garante, para 2021, a destinação de 1% da receita do estado para a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A proposta foi elaborada com participação da Iniciativa Inteligência Coletiva e de diversas entidades de pesquisa, sindicais e estudantis que atuam para garantir o financiamento das instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado.

Nesta semana, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e suas dezenas de associações científicas e vários dirigentes vinculados ao sistema de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais encaminharam ao governador Romeu Zema um manifesto em que reivindicam a execução da emenda.

No documento, o grupo lembra que Minas Gerais é a unidade da federação com o maior número de instituições públicas de ensino superior, ocupando, portanto, uma posição privilegiada no ambiente de ciência, tecnologia e inovação no país. “Com a forte presença e capilaridade de instituições em todo o território mineiro, podemos criar redes colaborativas com grande potencial para a geração de conhecimento, tecnologia e inovação e, com isso, contribuir para a geração de emprego, serviços e renda", argumentam os signatários do documento.

Leia a íntegra do manifesto, que é assinado também pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.