Extensão

Introdução de novas advertências nutricionais em rótulos de alimentos será tema de seminário

Proposta visa adicionar informações sobre a presença do excesso de nutrientes considerados críticos para a saúde

Sugestões de advertências frontais nas embalagens de alimentos propostas pelo Idec
Sugestões de advertências nas embalagens de alimentos propostas pelo Idec Divulgação Idec

A nova rotulagem nutricional de alimentos vendidos no Brasil será discutida em seminário nesta sexta-feira, 29 de junho, a partir das 14h, no auditório Maria Sinno, que fica na Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde.

De acordo com o professor Rafael Moreira Claro, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, a intenção é fomentar o debate sobre a implementação da nova rotulagem nutricional frontal com advertência e sobre seu papel na agenda de saúde pública no país. Será apresentado o modelo de rotulagem proposto pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e os participantes serão estimulados a contribuir com a Tomada Pública de Subsídios sobre o Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório sobre Rotulagem Nutricional.

No evento, o professor Rafael Claro vai falar sobre o Consumo de alimentos ultraprocessados e estado nutricional da população brasileira e Ana Paula Bortoletto Martins, pesquisadora do Idec e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição em Saúde da Universidade de São Paulo (USP), discorrerá sobre a Base de evidências para a rotulagem nutricional frontal com advertência no Brasil e a proposta do Idec.

O seminário é gratuito e destinado a profissionais, estudantes e gestores da área da saúde e demais interessados no tema. Não há necessidade de realizar inscrição prévia.

Os mais nocivos na frente
A proposta do Idec, elaborada em conjunto com especialistas em Design da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), prevê o uso de triângulos pretos, com inscrições em branco, que sinalizam na parte da frente das embalagens a presença em excesso de nutrientes considerados críticos para a saúde: sódio, açúcar, gorduras total e saturada, além de qualquer quantidade de gordura trans e adoçantes.

Desde o ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa propostas de aprimoramento da rotulagem nutricional no Brasil. No último mês, a agência publicou seu primeiro parecer público sobre o tema e declarou que alertas na parte da frente das embalagens são a forma mais eficiente de rotulagem.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG