Pessoas

Jacyntho Lins Brandão assume presidência da Academia Mineira de Letras

Cerimônia de posse será realizada nesta quinta; professor da Fale, que ocupa a cadeira 25 desde 2018, quer avançar na democratização da instituição

O professor Jacyntho Lins Brandão, organizador do livro Literatura Mineira: Trezentos Anos.
O professor Jacyntho Lins Brandão, novo presidente da AMLFoto: Foca Lisboa | UFMG

O professor Jacyntho Lins Brandão assumirá nesta quinta-feira, dia 25, a presidência da Academia Mineira de Letras (AML). Docente de língua e literatura grega da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG e uma das figuras mais importantes dos estudos clássicos no Brasil, Jacyntho foi eleito para a AML em maio de 2018 e assumiu sua cadeira em dezembro daquele ano.

Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Jacyntho destacou que pretende avançar no processo de democratização da instituição já empreendido pelo presidente anterior, o jornalista Rogério Faria Tavares. Particularmente, Jacyntho afirmou que vai propor a mudança do estatuto (para que ele alcance a preservação, o estudo e a divulgação de outras línguas brasileiras que não apenas o português) e avançar na “tendência para o externo” da instituição, com ênfase em um maior sentido social.

Jacyntho Lins Brandão foi diretor da Faculdade de Letras e vice-reitor da UFMG na gestão 1994-1998. Ao longo de sua carreira, publicou diversos volumes de literatura, tradução e teoria literária, estes dedicados geralmente à literatura grega clássica e ao ensino de grego antigo e da filosofia grega.

Em 2018, Jacyntho foi um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária no Brasil, na categoria tradução, pelo livro Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh (Autêntica, 2017), em que verteu o famoso poema épico diretamente do acádio para a língua portuguesa. Seu último livro é Harsíese (Patuá, 2023), coletânea de poemas lançada em abril último.

A cerimônia terá início às 20h, no auditório da AML (Rua da Bahia, 1.466)

Ewerton Martins Ribeiro