Jornada de extensão promove debate sobre articulação entre tecnologias e problemas sociais
Com o tema Tecnologias e sociedade: contribuições da extensão, a 15ª Jornada de Extensão da UFMG será realizada nesta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 13h30, no auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.
A expectativa é reunir cerca de 800 estudantes de graduação - até o momento já são cerca de 600 inscritos - que atuam como bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext 2016), além dos estudantes voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras de programas e projetos.
Para se inscrever basta preencher o formulário disponível neste arquivo on line. A Jornada deste ano voltará a receber bolsistas de extensão do campus Montes Claros, que atualmente desenvolve 140 ações de extensão.
“Uma das questões que orientam a escolha da temática [contribuições da Extensão para o desenvolvimento de tecnologias sociais] diz respeito à noção de que vivemos em uma sociedade da informação, e a tecnologia não é algo que está desconectado de nossa vida social e das instituições. Queremos pensar como essa articulação entre as tecnologias e os problemas da sociedade brasileira têm se dado", analisa a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga.
Participam da abertura do evento, o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e as pró-reitoras de Extensão, Benigna Maria de Oliveira e Claudia Andrea Mayorga Borges. Em seguida, haverá uma apresentação cultural com o grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha.
Relatos de experiências
Um dos pontos altos da Jornada são os relatos de experiências de quatro programas e projetos de extensão que serão apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. As iniciativas são das escolas de Engenharia, Enfermagem, Arquitetura e do Instituto de Geociências.
“Queremos, de fato, promover um debate sustentado na pluralidade de vozes que marcam a extensão universitária. Como a extensão é uma dimensão que exige a articulação de diversas experiências, é importante que a comunidade apresente seu ponto de vista e, de alguma maneira, dê o feedback do impacto dessas ações”, defende.
Outro ponto importante da Jornada, salientado pela pró-reitora adjunta de Extensão, é a troca de conhecimentos. “Muitas vezes os estudantes que estão iniciando nessas atividades podem ter ideia de um alcance muito demarcado do seu projeto, do programa no qual ele está inserido, e o encontro, a escuta e o diálogo com outras experiências possibilitam uma ampliação tanto do campo teórico-disciplinar do conhecimento quanto da construção de pontes entre projetos e programas distintos. A Jornada é, pois, uma oportunidade única de propiciar um encontro entre essas diversas experiências”, conclui.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Diretoria de Política de Extensão pelo telefone (31) 3409-3215 ou pelo email eventos@proex.ufmg.br.