Nova edição do jornal Letra A discute conceito de inovação na pedagogia
Publicação é editada pelo Ceale
A inovação, dimensão vista como benéfica pelo mercado, pode reverberar de forma negativa e imprecisa na pedagogia. Esse tema é discutido por pesquisadores de várias instituições de ensino sob a perspectiva da alfabetização, na principal reportagem publicada na mais recente edição do jornal Letra A, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG.
Segundo os docentes, em muitos casos, práticas rotuladas como novas são apenas modelos antigos com pequenas modificações. A matéria expõe uma linha história de discussões pedagógicas a fim de se entender o que, de fato, é novo e desvincular a noção de inovação como superação do passado.
A publicação, em sua edição 51, também traz entrevista com a pesquisadora portuguesa Margarida Alves Martins, relato de experiências de ensino com base em leitura de haicais e músicas, em escolas do ensino fundamental, e de inclusão da criança cega nos ambientes de alfabetização.