Ensino

Nova edição do jornal Letra A discute conceito de inovação na pedagogia

Publicação é editada pelo Ceale

Capa da edição número 51 do Jornal Letra A
Capa da edição 51 do Jornal Letra A Portal Ceale

A inovação, dimensão vista como benéfica pelo mercado, pode reverberar de forma negativa e imprecisa na pedagogia. Esse tema é discutido por pesquisadores de várias instituições de ensino sob a perspectiva da alfabetização, na principal reportagem publicada na mais recente edição do jornal Letra A, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG.

Segundo os docentes, em muitos casos, práticas rotuladas como novas são apenas modelos antigos com pequenas modificações. A matéria expõe uma linha história de discussões pedagógicas a fim de se entender o que, de fato, é novo e desvincular a noção de inovação como superação do passado.

A publicação, em sua edição 51,  também traz entrevista com a pesquisadora portuguesa Margarida Alves Martins, relato de experiências de ensino com base em leitura de haicais e músicas, em escolas do ensino fundamental, e de inclusão da criança cega nos ambientes de alfabetização.