Arte e Cultura

Juca Ferreira aborda perspectivas culturais do Brasil no ciclo 'Futuro, essa palavra'

Conferência será realizada no Conservatório nesta segunda; o sociólogo é um dos autores de livro da Editora UFMG que descortina os 'mundos possíveis' proporcionados pelos diálogos de saberes

Sandra Goulart Almeida e o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira:
A reitora Sandra Goulart Almeida e o sociólogo Juca Ferreira: cultura na retomada da democraciaFoto: Rodrigo Clemente | PBH

Depois de personalidades como Ailton Krenak, Davi Kopenawa Yanomami, Ana Lúcia Gazzola, Heloísa Starling, Frei Betto, Carmen Lúcia e Nilma Lino Gomes, o ciclo Futuro, essa palavra recebe o sociólogo Juca Ferreira na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, às 19h30, no Conservatório UFMG, para uma conversa sobre A cultura na retomada da democracia.

Sociólogo de formação, Juca Ferreira teve sua trajetória profissional dedicada à vida política e às ações culturais e ambientais. Por mais de cinco anos foi secretário executivo do Ministério da Cultura, na gestão de Gilberto Gil. Em 2008, foi convidado a assumir o cargo de ministro, e ficou à frente da pasta até 2011. Foi reconduzido ao cargo em 2015 e permaneceu até maio de 2016.

Juca já havia sido secretário de Cultura do município de São Paulo; mais tarde, entre 2017 e 2019, foi secretário de Cultura de Belo Horizonte. Atualmente, Juca coordena a equipe de transição do governo federal na área.

Mundos possíveis: Culturas em pensamento
Mundos possíveis: Culturas em pensamento Imagem: Reprodução de capa

O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1.534, Centro, Belo Horizonte. Ali, a conferência A cultura na retomada da democracia será acompanhada do lançamento do livro Mundos possíveis: culturas em pensamento, da Editora UFMG, que traz um artigo do conferencista. O evento começa às 19h30 e é aberto ao público geral.

Mundos possíveis: cultura em pensamento
Organizado por Fernando Mencarelli e Mônica Medeiros Ribeiro, pró-reitor e pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG, o livro Mundos possíveis é um produto do 52° Festival de Inverno da UFMG, realizado em 2020 em formato digital, em razão da pandemia de covid-19.

Os 21 capítulos da obra, de gêneros distintos, são assinados pelos participantes daquela edição do Festival – entre eles, o pensador Ailton Krenak, a professora emérita da Faculdade de Letras Eneida Maria de Souza, recentemente falecida, os poetas Ricardo Domeneck, Angélica Freitas e Ricardo Aleixo, o músico Roger Deff e o artista plástico Denilson Baniwa – além do próprio Juca Ferreira, que em seu texto reflete sobre a “grandeza e complexidade” da economia da cultura.

Mundos possíveis: culturas em pensamento nos traz mundos alternativos, saberes plurais, diálogos cada vez mais necessários, pois, se aprendemos algo nesse processo doloroso de enfrentamento de uma pandemia, é que é preciso preservar, defender e celebrar a vida”, escreve a reitora Sandra Regina Goulart Almeida no prefácio da obra. Nele, a dirigente discorre sobre a importância de se fomentar uma cultura mais humanista para o futuro.

“É preciso enxergar outros mundos possíveis nos quais haja outras concepções de mundo e outros valores culturais, nos quais sejamos mais solidários, como pessoas, como instituições, como nações. Um mundo mais sensível – com mais empatia e abertura ao outro, a seu sofrimento inigualável –, como nossa responsabilidade ética de estar no mundo”, propõe a reitora.

“Este livro emerge da urgente necessidade de escutarmos o que o mundo está a nos dizer”, acrescentam os organizadores. “Vale lembrar que o mundo somos nós, nossas ações, culturas, o comum. Cabe, então, perguntarmo-nos: Como seguir sonhando outros mundos? Como praticar e promover a contínua transformação de si e do comum para que o então utópico possa corporificar-se e, com isso, talvez permitir novas utopias que mobilizem nossa caminhada?”

“Este livro sublinha nossa resiliência e nosso empenho em promover a coexistência dos saberes indígenas, artísticos e acadêmicos nas ações desta casa em momentos desafiadores, mas também de muitas esperanças por tempos melhores”, finaliza a reitora.

Livro: Mundos possíveis: culturas em pensamento
Organizadores: Fernando Mencarelli e Mônica Medeiros Ribeiro
Editora UFMG
260 páginas | R$ 30