Notícias Externas

Lançado há 20 anos, Titanic tornou-se fenômeno do cinema mundial

No Brasil, filme estreou cerca de um mês após lançamento nos Estados Unidos e levou cerca de 17 milhões aos cinemas

A superprodução estadunidense Titanic completa 20 anos de lançamento nesta terça-feira, 19 de dezembro. Estrelado por Leonardo DiCaprio, como o mocinho Jack, e Kate Winslet, que viveu a protagonista Rose, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de um bilhão de dólares. Indicado a 14 Oscars, o filme levou 11 estatuetas para casa, tornando-se um clássico do cinema mundial. O diretor do filme, James Cameron, lançou no início deste mês um documentário para comemorar as duas décadas de aniversário da estréia do filme.

No Brasil, Titanic estreou cerca de um mês depois do lançamento nos Estados Unidos e levou cerca de 17 milhões de pessoas aos cinemas. Em Belo Horizonte, grandes filas se formaram nos cinemas, e muitas pessoas vieram do interior em caravanas para ver o longa-metragem.

A edição de hoje do programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, repercutiu o aniversário do filme Titanic em entrevista com a professora de cinema Ana Lúcia Andrade, da Escola de Belas Artes da UFMG.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-19-12-2017.mp3

Na época de seu lançamento, em 1997, a produção liderou a lista de maior bilheteria de todos os tempos em 21 países. Titanic é, até hoje, o filme que esteve por mais tempo no topo das bilheterias norte-americanas, com 15 semanas como número um. 

Foto do RMS Titanic, navio cujo naufrágio inspirou o filme lançado em 1997
Foto do RMS Titanic, navio cujo naufrágio inspirou o filme lançado em 1997 F.G.O. Stuart / Domínio público