Arte e Cultura

Forumdoc.bh exibe filme sobre luta de líder indígena contra o extrativismo

Escola de Arquitetura abriga a sessão nesta quarta; amanhã, Alberto Pizango, da etnia Shawi, faz conferência na Fafich

Filme narra história do líder Shawi
Documentário narra luta de comunidade indígena Shawi contra empresas extrativistasCena de 'Quando dois mundos colidem'

O Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (Forumdoc.bh) exibe, em sua 21ª edição, mais de 70 filmes documentais e obras que dialogam com esse gênero. A Fafich e a Escola de Arquitetura abrigarão amanhã, 28, e quarta-feira, 29, respectivamente, encontros com Alberto Pizango, principal liderança indígena da Amazônia peruana, que está em Belo Horizonte a convite da organização do evento.

Na Fafich, sua conferência terá início às 9h, no auditório Professor Baesse. Na Escola de Arquitetura, como parte da mostra Os fins neste mundo: imagens do antropoceno, será exibido, no auditório, a partir das 19h, o filme Quando dois mundos colidem, da diretora peruana Heidi Brandenburg Sierralta e do inglês Mathew Orzel (2016). A sessão será seguida de debate.

Quando dois mundos colidem conta a história do líder indígena Pizango, que, forçado ao exílio e condenado a 20 anos na prisão, enfrenta grandes empresas que exploram a Amazônia. Recusando-se a se render, ele continua sua luta, lançando luz sobre as conflitantes visões que moldam o destino da Amazônia e o futuro do clima do mundo.

O Festival
De forma coerente com escopo tradicional escopo (exibir, debater e evidenciar produções que abordam diversas perspectivas autorais e culturais), o forumdoc.bh mostra filmes brasileiros lançados recentemente e premiados nacional e internacionalmente, como Arábia (Affonso Uchoa e João Dumans), eleito o melhor filme no Festival de Cinema de Brasília em 2017, Baronesa (Juliana Antunes) e Era uma vez Brasília (Adirley Queirós).

Organizado pelo coletivo Filmes de Quintal, o Festival, com participação dos programas de pós-graduação em Antropologia e Comunicação da UFMG, será realizado até 3 de dezembro, com sessões gratuitas, além de curso e fórum de debates que compreendem seminário e sessões comentadas, no Cine Humberto Mauro e no Cine 104.

A programação está distribuída em três mostras: Os fins neste mundo: imagens do antropoceno, com 35 filmes; Mostra contemporânea brasileira, com 21 produções, e Mostra contemporânea internacional, com 10 documentários. O evento também abriga sessões especiais e mostra de fotografias. 

Confira a programação da edição 2017 do Festival.