Institucional

Limpeza de banheiros passa a ser feita por grupo restrito de funcionários

Medida que reduz custos com pagamento de adicional de insalubridade não impactou serviços nem provocou demissões

Virgínia Gonçalves atua no prédio da Biblioteca Central
Virgínia Gonçalves atua no prédio da Biblioteca Central Foca Lisboa / UFMG

Desde 1º de junho, o serviço de limpeza e desinfecção dos banheiros nas instalações da UFMG é feito por grupo mais restrito de funcionários da empresa Conservo Serviços Gerais Ltda. O objetivo é atenuar o aumento de custo gerado por acordo sindical que determina o pagamento de adicional de insalubridade para os trabalhadores que lidam com banheiros públicos de grande circulação. 

A convenção coletiva da categoria, representada pelo Sindeac (sindicato que reúne trabalhadores de limpeza, conservação e segurança, entre outros), determinou o pagamento de adicional de 40% sobre o salário mínimo aos funcionários responsáveis pelo asseio das instalações sanitárias.

Esse pagamento, feito aos mais de 400 trabalhadores, elevou os valores do contrato em cerca de R$ 300 mil mensais. Com a redução de funcionários dedicados aos banheiros – calculada por prédio, atendendo a sugestão da empresa fornecedora –, apenas cerca de 160 pessoas se responsabilizam por esse trabalho, e o acréscimo mensal no contrato passou a ser de R$ 200 mil. 

A medida não trouxe qualquer impacto sobre o volume e a qualidade dos serviços de limpeza executados diariamente na UFMG nem provocou demissões de trabalhadores. Houve apenas um rearranjo de trabalho, com a criação de um grupo menor de faxineiros encarregado da limpeza de banheiros para reduzir os custos com o pagamento do adicional de insalubridade. 

Segundo Eliane Ferreira, pró-reitora adjunta de Administração, o processo de licitação para nova contratação do serviço de limpeza e conservação – o contrato atual vence no início de 2019 – vai incluir novos estudos visando à otimização da distribuição do trabalho.

Os funcionários responsáveis pelos banheiros vestem uniforme de cor laranja.