Livro com enfoque didático propõe iniciação ao universo musical de índios brasileiros
Obra é o primeiro material sobre músicas indígenas, com enfoque didático, destinado a professores e educadores
Um fato comum une os mais diferentes povos indígenas espalhados pelas terras brasileiras: a música como um relevante instrumento no processo de socialização. No Brasil, segundo o IBGE, já foram registradas 274 línguas faladas pelos diferentes povos indígenas, e essa variedade cultural também reflete nos cantos entoados por esses povos.
O grande desconhecimento da sociedade brasileira acerca do universo indígena foi o que motivou a musicista Magda Pucci e a educadora musical Berenice de Almeida na investigação dos cantos dos povos indígenas do Brasil.
Dessa jornada, nasceu o livro Cantos da Floresta –Iniciação ao Universo Musical Indígena, primeiro material sobre músicas indígenas, com enfoque didático, destinado especialmente a professores e educadores musicais.
No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, a autora Berenice de Almeida, uma das escritoras da obra, falou sobre o projeto Cantos da Floresta e sobre a música indígena no Brasil. A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 2.
Outras informações sobre o livro, lançado pela Editora Peirópolis, podem ser consultadas no site do projeto Cantos da Floresta.