Notícias Externas

Livro com enfoque didático propõe iniciação ao universo musical de índios brasileiros

Obra é o primeiro material sobre músicas indígenas, com enfoque didático, destinado a professores e educadores

.
. Reprodução

Um fato comum une os mais diferentes povos indígenas espalhados pelas terras brasileiras: a música como um relevante instrumento no processo de socialização. No Brasil, segundo o IBGE, já foram registradas 274 línguas faladas pelos diferentes povos indígenas, e essa variedade cultural também reflete nos cantos entoados por esses povos.

O grande desconhecimento da sociedade brasileira acerca do universo indígena foi o que motivou a musicista Magda Pucci e a educadora musical Berenice de Almeida na investigação dos cantos dos povos indígenas do Brasil.

Dessa jornada, nasceu o livro Cantos da Floresta –Iniciação ao Universo Musical Indígena, primeiro material sobre músicas indígenas, com enfoque didático, destinado especialmente a professores e educadores musicais.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, a autora Berenice de Almeida, uma das escritoras da obra, falou sobre o projeto Cantos da Floresta e sobre a música indígena no Brasil. A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 2.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-02-04-2018.mp3

Outras informações sobre o livro, lançado pela Editora Peirópolis, podem ser consultadas no site do projeto Cantos da Floresta.

Educadora musical Berenice de Almeida, uma das autoras do projeto
Educadora musical Berenice de Almeida, uma das autoras do projeto Divulgação