Notícias Externas

Livro de contos mostra a realidade e a pluralidade das periferias de Pernambuco

'Um deus que não passeia sobre as águas', de Israel Pinheiro, mostra a beleza dos mares infinitos do Nordeste do Brasil, assim como os sentimentos contraditórios do homem

Capa do livro Um deus que não passeia sobre as águas, publicado pela Autografia Editora
Capa do livro Um deus que não passeia sobre as águas, publicado pela Autografia Editora Imagem: Divulgação

O escritor pernambucano Israel Pinheiro apresenta, em seu romance Um deus que não passeia sobre as águas, a realidade das periferias, os sentimentos contraditórios inerentes ao ser humano, a ambição, a crítica ao sistema político e a pluralidade.

Toda essa diversidade de temas é abraçada por uma polifonia de vozes que homenageia as belezas de mares infinitos do Nordeste – privilegiando as regiões de Pernambuco, como Recife e Olinda –. Em sua narrativa dividida em contos, não há uma humanidade idealizada, pois os “bons e os maus” habitam o mesmo lugar e as histórias desvendam a realidade de sentimentos egoístas e imorais, apresentando um olhar crítico para expressar as pequenas sutilezas da alma humana.

Para saber mais sobre o livro Um deus que não passeia sobre as águas, o programa Universo Literário recebeu o escritor pernambucano Israel Pinheiro.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Laura Portugal
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael