Notícias Externas

Livro de Marielle Franco será lançado em Contagem no próximo sábado

Organizadora do livro, Lia de Mattos Rocha, falou sobre vida e legado de Marielle em entrevista ao programa Conexões

Execução de Marielle Franco completou 10 meses nesta semana, sem solução
Execução de Marielle Franco completou 10 meses nesta semana, sem solução Foto: Mário Vasconcellos / Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A socióloga Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, teve a trajetória marcada e reconhecida por seu trabalho na defesa dos direitos humanos, e também por sua postura crítica ferrenha aos abusos cometidos por policiais, especialmente com as populações negras e pobres das periferias da capital fluminense.

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes foram executados no dia 14 de março de 2018, quando voltavam de uma roda de conversa sobre a juventude negra, no Rio de Janeiro. O carro em que eles estavam foi atingido por 13 disparos, quando passava pelo bairro de Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Marielle foi atingida por 4 tiros, três deles na cabeça e um no pescoço.

A última segunda-feira, 14 de janeiro, marcou os 10 meses do crime, que segue sem solução. O que se sabe, até o momento – de acordo com as investigações – é que a motivação do crime está relacionada à atuação política da vereadora.

A fim de homenagear, lembrar a luta e realizar um sonho de Marielle Franco, a Editora N1 lançou o livro UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. A publicação retoma a dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2014.

A obra, que tem prefácio de Frei Betto, foi organizada pela professora Lia de Mattos Rocha, do Instituto e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, levou ao ar nesta quinta-feira, 17, uma entrevista com a professora.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Giulliana Santos 17-01-2019.mp3

O livro UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro  pode ser encontrado no site da Editora N1. O lucro das vendas será revertido para a família de Marielle, para que deem continuidade à memória dela, mantendo-a viva e presente.

Lançamento em BH

A obra será lançada em Contagem, neste sábado, às 16h. O evento será na Casa Criativa (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), com entrada gratuita. A programação inclui um bate-papo com Andréia de Jesus, Daniela Graciere, Zeno Soares, Nana Oliveira, e Nayara Garófalo.

Outras informações podem ser consultadas na página da Casa Criativa no Facebook ou obtidas pelo telefone (31) 2557-6007.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória