Livro de Marielle Franco será lançado em Contagem no próximo sábado
Organizadora do livro, Lia de Mattos Rocha, falou sobre vida e legado de Marielle em entrevista ao programa Conexões
A socióloga Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, teve a trajetória marcada e reconhecida por seu trabalho na defesa dos direitos humanos, e também por sua postura crítica ferrenha aos abusos cometidos por policiais, especialmente com as populações negras e pobres das periferias da capital fluminense.
A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes foram executados no dia 14 de março de 2018, quando voltavam de uma roda de conversa sobre a juventude negra, no Rio de Janeiro. O carro em que eles estavam foi atingido por 13 disparos, quando passava pelo bairro de Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Marielle foi atingida por 4 tiros, três deles na cabeça e um no pescoço.
A última segunda-feira, 14 de janeiro, marcou os 10 meses do crime, que segue sem solução. O que se sabe, até o momento – de acordo com as investigações – é que a motivação do crime está relacionada à atuação política da vereadora.
A fim de homenagear, lembrar a luta e realizar um sonho de Marielle Franco, a Editora N1 lançou o livro UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. A publicação retoma a dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2014.
A obra, que tem prefácio de Frei Betto, foi organizada pela professora Lia de Mattos Rocha, do Instituto e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, levou ao ar nesta quinta-feira, 17, uma entrevista com a professora.
O livro UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro pode ser encontrado no site da Editora N1. O lucro das vendas será revertido para a família de Marielle, para que deem continuidade à memória dela, mantendo-a viva e presente.
Lançamento em BH
A obra será lançada em Contagem, neste sábado, às 16h. O evento será na Casa Criativa (Rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), com entrada gratuita. A programação inclui um bate-papo com Andréia de Jesus, Daniela Graciere, Zeno Soares, Nana Oliveira, e Nayara Garófalo.
Outras informações podem ser consultadas na página da Casa Criativa no Facebook ou obtidas pelo telefone (31) 2557-6007.