Pesquisa e Inovação

Livro mostra que projeto editorial consolidou Rui Barbosa como influência intelectual

Lançamento será neste sábado, 24
Lançamento será neste sábado, 24 Capa / Reprodução

O projeto político-editorial de publicação das obras completas de Rui Barbosa, estruturado nos anos 1930 e posto em execução na década seguinte, representou um divisor de águas para a consolidação da influência de Rui Barbosa na vida política e intelectual brasileira e de sua presença no pensamento educacional brasileiro na segunda metade do século 20.

Essa é a tese central do livro Edição e sociabilidades intelectuais: a publicação das obras completas de Rui Barbosa (1930-1949), de autoria do professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação, que será lançado neste sábado, 24, a partir das 14h, na Quixote Livraria e Café. A obra é uma coedição da Editora UFMG e da Autêntica Editora.

“Tais posições teriam resultado, sobretudo, do investimento na produção das Obras Completas e da Casa de Rui Barbosa, monumentos erigidos não apenas ao autor e patrono da instituição, mas também à própria memória e à história da nação brasileira”, conforme descrito na sinopse de divulgação do livro.

A Quixote Livraria e Café fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3227-3077.

Livro: Edição e sociabilidades intelectuais: a publicação das obras completas de Rui Barbosa (1930-1949)
Autor: Luciano Mendes de Faria Filho
Editora UFMG / Autêntica Editora
299 páginas / R$ 54,90 (preço de capa)