Pesquisa e Inovação

Livro organizado por Leonardo Avritzer analisa governabilidade de Lula e futuro da democracia

Professor da UFMG trabalhou em parceria com as pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto; a obra reúne textos de mais de 30 especialistas

Livro compila análises sobre as eleições presidenciais de 2022 em diferentes esferas e sobre os desafios postos para o atual mandato presidencial
Livro compila análises sobre as eleições presidenciais de 2022 em diferentes esferas e sobre os desafios postos para o atual mandato presidencial Imagem: Reprodução de capa

O processo eleitoral de 2022 foi um dos mais intensos – e complicados – do Brasil pós-abertura democrática, em especial no que toca aos abusos de poder, à desinformação e ao desrespeito às famigeradas “regras do jogo” democrático. Nesse período, pesquisadores do Observatório das Eleições dedicaram-se a analisar as questões que emergiram. Organizado pelo professor do Departamento de Ciência Política da UFMG Leonardo Avritzer e pelas pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto, o livro Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil é um dos primeiros resultados desse movimento de pesquisa e análise.

A obra será lançada neste sábado, 18, às 11h, na Livraria Scriptum, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, em Belo Horizonte. Dividida em quatro partes, ela apresenta ao leitor uma visão ampla, multifacetada e transdisciplinar do processo eleitoral de 2022 e dos desafios previstos para a governabilidade do país nos próximos quatro anos, tendo em vista a esperada reconstrução democrática do Brasil.

As análises tratam de temas que vão do meio ambiente à configuração do Poder Legislativo, passando pelo ecossistema de desinformação estruturado pelo bolsonarismo, pela polarização política e pela precária representação política do país, considerando-se a desproporcional ausência de mulheres, indígenas e pessoas negras em posições políticas de proeminência.

Vários pesquisadores e professores da UFMG figuram entre os autores participantes do volume – por exemplo, Marjorie Corrêa Marona, professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Carlos Ranulfo, professor aposentado desse mesmo departamento, e Ana Luísa Machado de Castro, doutoranda em Ciência Política e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem). Ao todo, mais de 30 nomes assinam os textos do volume.

Lançamento do livro contará com sessão de autógrafos com o autor e cientista político Leonardo Avritzer
Leonardo Avritzer coordena o Observatório das EleiçõesFoto: Gabriel Juan | INCT Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação

Erosão democrática e eleições
Na primeira parte do livro, “Erosão democrática e processo eleitoral”, evidencia-se a continuidade entre o processo de degradação da democracia vivido pelo país, a polarização política e as eleições. Na segunda, “Redes sociais e o ecossistema de desinformação”, é abordado o cenário obscuro das disputas discursivas empreendidas nas redes sociais, com foco no ecossistema de desinformação fomentado pelo bolsonarismo nos últimos anos.

Na terceira parte, “Democracia em dois turnos”, os artigos abordam dois temas: os resultados das eleições na Câmara e no Senado, que revelam “que a direita se tornou majoritária, ainda que tenham sido abertos espaços de negociação em relação à centro-direita e seu apoio ao novo governo”, e o atual quadro de desequilíbrio na representação política no Brasil, tendo em vista a baixa representação das mulheres, da população negra e dos povos indígenas. Por fim, na quarta parte, “Governabilidade e futuro da democracia”, aborda-se o desafio de governabilidade que tem pela frente o novo governo, em sua articulação com o Congresso Nacional.

Entrevista para a Rádio UFMG Educativa
O Observatório das Eleições, cujo trabalho deu origem ao livro, é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT/IDDC) e existe desde 2018, produzindo análises sobre as questões centrais dos processos eleitorais. Durante as eleições de 2022, cerca de 80 autores, de mais de 50 instituições, escreveram para o Observatório, cobrindo todas as regiões do país. Ao total, foram publicados mais de 180 artigos de agosto a outubro de 2022.

Nesta semana, a pesquisadora Rachel Callai Bragatto, editora do Observatório e uma das organizadoras do livro, foi entrevistada pelo programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. Na ocasião, Rachel fez uma síntese das análises presentes no volume. “O livro trata das eleições de 2020 e 2022 buscando conectá-las com o resultado eleitoral e com a governabilidade nos próximos quatro anos. É um livro que situa o leitor a partir da ideia da reconstrução democrática”, introduziu. Ouça a entrevista.

Livro: Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil
Organizadores: Leonardo Avritzer, Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto
Editora Autêntica
240 páginas / R$ 59,80