Arte e Cultura

Livro que aborda história do desenvolvimento econômico de Minas será lançado na próxima semana

ghjhgjghj

Um painel sobre as trajetórias do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é traçado em livro que o professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), lança na próxima segunda-feira, 31.

O lançamento será às 19h, no BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). Antes dos autógrafos, o autor participará de conversa com o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco.

No livro Instituições de planejamento e desenvolvimento de Minas Gerais – 55 anos do BDMG, 50 anos do Cedeplar, João Antonio de Paula traça um panorama das últimas cinco décadas do desenvolvimento de Minas Gerais por meio das relações entre BDMG, Face e Cedeplar. O livro resgata a trajetória das instituições, com reflexões sobre seu passado, presente e futuro.

“O BDMG e o Cedeplar têm uma longa história de interações, de compartilhamentos; são manifestações de uma mesma época, qual seja, a realidade mineira dos anos 1950-1960, filtrada pela perspectiva do desenvolvimento que, em Minas Gerais, desde o final dos anos 1940, vincou fortemente a ação do poder público e o conjunto das forças sociais, econômicas, políticas e culturais do estado”, explica João Antonio de Paula.

A publicação traz importante contribuição para o entendimento do papel desempenhado pelo BDMG e pelo Cedeplar na vida econômica, política e social de Minas Gerais, elemento fundamental para a compreensão do presente e a projeção do futuro.

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Antonio autor de obras como Raízes da modernidade em Minas Gerais (2000), Adeus ao desenvolvimento: a opção do governo Lula (2005), Livraria Amadeu: os livros e a cidade (2006), O Ensaio Geral: Marx e a crítica da econômica política (2010) e Crítica e emancipação humana (2014).