Livro sobre a Praça da Estação é capa de nova edição do Boletim

Edifício e monumentos contam história de um dos logradouros mais importantes de BH Edição 1.937

Em seu mais recente livro, o professor Flávio Lemos Carsalade, da Escola de Arquitetura, dá voz a edifícios, viadutos, monumentos e esculturas que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Estação, transformando-a em narradora privilegiada de sua própria história. Reportagem sobre a obra, que mistura literatura e análise urbanística, é o destaque da edição 1937 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com o seguinte conteúdo.

O desafio de publicar com qualidade
Ciclo de qualificação de editores de periódicos da UFMG será aberto com palestra sobre as novas regras adotadas pela SciELO.

Voz monumental
Em livro que concilia recursos literários e análise urbanística, professor da Escola de Arquitetura transforma a Praça da Estação em narradora privilegiada de sua própria história.

Entrevista/Luís Miguel de Carvalho
O Pisa gera representações sobre a educação e sobre como ela deve ser dirigida.

Adesão e resistência nos recônditos
Pesquisador da Fafich apresenta abordagem original da relação dos estudantes com a ditadura com base na história do Projeto Rondon.

Acontece
Ceale Debate da próxima semana discute o planejamento de estratégias didáticas para inclusão de alunos no processo de alfabetização.

A formação de leitores-consumidores críticos
Em artigo, o educador e linguista Jônio Machado Bethônico escreve que as escolas precisam preparar melhor os alunos para reconhecer a diversidade de apelos e abordagens das ações de marketing.