Arte e Cultura

Livro Você morre quando esquecem seu nome reflete massacre das pessoas negras no Brasil

A força do racismo estrutural no país é uma das discussões propostas pelo escritor em seus contos

Autor: Flávio VM Costa
Autor: Flávio VM Costa Capa do livro: Bissau Livros

A geografia de Salvador, a capital baiana, é o pano de fundo das histórias reunidas pelo jornalista e escritor Flávio VM Costa, em seu segundo livro de contos, Você morre quando esquecem seu nome. Na obra, ele busca explorar uma Salvador contemporânea, fugindo ao exotismo tropical e à imagem da cidade normalmente vendida pelos catálogos turísticos e também por parte relevante da produção cultural sobre a Bahia. 

A força do racismo estrutural no país é uma das discussões propostas pelo escritor em seus contos, que buscam revelar as engrenagens da violência que resulta no massacre das pessoas pretas no país. Publicado pela Bissau Livros, a obra Você morre quando esquecem seu nome é o segundo volume de contos do jornalista, que estreou na ficção, em 2016, com a coletânea Caçada Russa, vencedora do Prêmio Bunkyo de Literatura há dois anos, em 2018. Do novo livro, o conto Tenente Marcus foi o único brasileiro premiado no concurso literário internacional Prada Feltrinelli Prize, na Itália, também em 2016.

Para saber mais sobre a carreira na literatura e sobre o livro Você morre quando esquecem seu nome, o programa Universo Literário conversou com o jornalista e escritor Flávio VM Costa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael