Notícias Externas

Loteamentos poderão ser liberados em área de proteção ambiental de Contagem

Mudanças no macrozoneamento da região da represa Vargem das Flores preocupam ambientalistas

Lagoa Vargem das Flores
Represa é responsável pelo abastecimento de água de 10% da Grande BH Prefeitura de Contagem | Divulgação

Pela proposta da Prefeitura de Contagem incluída na revisão do Plano Diretor, a região da Vargem das Flores, atualmente classificada como área rural e área de proteção ambiental, se tornaria área urbana. Dessa forma, seriam abertas novas possibilidades de ocupação do solo - como loteamentos, condomínios residenciais, chácaras e até mesmo indústrias. É nessa região que se encontra o reservatório responsável por abastecer 10% da população da Grande BH.

O Ministério Público Estadual expediu uma recomendação para que a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte rejeite a proposta. O professor do departamento de Urbanismo da UFMG, Rogério Palhares, explica que algumas áreas da bacia de Vargem das Flores já estão urbanizadas, mas que o ideal é que essas áreas estivessem livres de intervenções humanas.

Já a Prefeitura de Contagem informou que estudos feitos pela pasta garantem que as propostas de ocupação do solo não trariam prejuízos nem para a represa nem para a vegetação.

ouça-a-reportagem-de-samuel-sousa-16-10-2016.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta segunda-feira, 16 de outubro de 2017.