Luta antimanicomial aproxima UFMG de instituições italianas

Uma das principais experiências de internacionalização da extensão universitária em curso na UFMG, o Programa de Atenção à Saúde Mental (Pasme) possui, há alguns anos, uma profícua interlocução com instituições universitárias da Itália, berço da reforma psiquiátrica, cujo eixo é a luta antimanicomial.

“Com o processo de internacionalização da UFMG, os laços com a Itália, em especial, com pesquisadores de Trieste e Bologna cresceram muito. A Itália é a principal referência na área de saúde mental, e a UFMG busca a excelência”, explica a coordenadora do Programa, Maria Stella Goulart, em entrevista à TV UFMG (assista ao vídeo acima).

O Pasme reúne iniciativas de diversos projetos dos departamentos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem da UFMG e da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Asussam). O projeto pretende fomentar política de formação voltada para a inclusão e para a reforma psiquiátrica, por meio da sensibilização da comunidade universitária, sempre com ampla participação dos beneficiários de políticas sociais inclusivas e da comunidade.

Experiências e estratégias de internacionalização da extensão universitária serão discutidas nesta quinta-feira, 14, emseminário na Escola de Engenharia.