Extensão

Mala de Leitura comemora 20 anos com colóquio nesta sexta

Projeto incentiva a leitura de textos literários entre os pequenos

Atividade do projeto na Umei Alaíde Lisboa
Atividade do projeto na Umei Alaíde Lisboa Facebook Projeto Mala de Leitura

O projeto Mala de Leitura, desenvolvido no Centro Pedagógico (CP) da UFMG, está completando 20 anos. A ação incentiva a leitura de textos literários em escolas das redes de ensino municipal e estadual, estabelecimentos privados, creches, ONGs e bibliotecas comunitárias, além de ser responsável pela produção de um programa diário na Rádio UFMG Educativa. Para marcar a data, o projeto promove nesta sexta-feira, 20, o 8º Colóquio Mala de Leitura, no Centro Pedagógico, campus Pampulha.

Na abertura da programação, as fundadoras do projeto, Narriman Conde e Mirian Chaves, e a professora Maria Elisa de Araújo, que esteve à frente do Mala de Leitura na última década, conversarão sobre o surgimento e a trajetória da iniciativa.

Ao longo do dia, haverá sessões de contação de histórias comandadas por Rodrigo Teixeira, contador de histórias da Fundação Municipal de Cultura, pelo Grupo Aletria, que ministra cursos em Belo Horizonte, e Flávia Filomena, bibliotecária do CP que participou da fundação do projeto. Em outro momento, a escritora e poetisa Neusa Sorrenti ministrará oficina interativa, com dicas sobre como trabalhar com a poesia e com a escrita literária.

Para a professora Cecília Vieira do Nascimento, que coordena atualmente o projeto, a ideia do encontro também é de auxiliar os pais, responsáveis, professores e bibliotecários a estimular a leitura entre os pequenos. "Percebemos o quanto a criança pequena se interessa por esse universo literário", diz.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-19-10-2017.mp3