Manifestantes realizam ato pela legalização do aborto em BH
Atos nesta sexta-feira acontecem simultaneamente em outras capitais do país
No dia 14 de junho, foi aprovado na Câmara dos Deputados argentina o projeto de lei que anuncia uma decisão inédita do Congresso Nacional – a possibilidade de descriminalizar o aborto até as primeiras 14 semanas de gravidez. Foram 129 votos a 125. Se aprovada como lei, nenhuma mulher mais poderá ser presa por interromper uma gestação. No Brasil, o aborto é considerado crime contra a vida humana pelo Código Penal Brasileiro, que prevê detenção de um a três anos para a gestante que o provocar ou consentir que outro o provoque. Seguindo o exemplo Argentino, que vestiu o lenço verde, símbolo do sim à vida das mulheres, diversas cidades do Brasil marcaram manifestações pela legalização do aborto para essa sexta-feira, no que ficou conhecido como onda verde, descrito na proposta como “igualdade real de oportunidades”.
Uma das articuladoras do ato pela legalização do aborto em BH, Junia Guedes Machado, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa quinta-feira, 21.
Entre as cidades confirmadas na série de atos pela legalização do aborto no Brasil estão Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Maceió e Porto Alegre. Em Belo Horizonte, o ato será nesta sexta-feira, 22, e a concentração está marcada para às 17h30, na Praça da Liberdade. Outras informações no evento do facebook “Nossa hora de legalizar o aborto - BH”.