Notícias Externas

Manifesto Antropófago é tema do programa Noite Ilustrada

Capa da Revista de Antropofagia.
Capa da Revista de Antropofagia. Revista de Antropofagia

O Manifesto Antropófago foi redigido em prosa poética à moda de Uma Estação no Inferno de Arthur Rimbaud, em maio de 1928, por Oswald de Andrade, e publicado no primeiro número da Revista de Antropofagia. O texto estruturado em 51 aforismos mais a assinatura aborda literatura, artes, história, filosofia, antropologia, psicologia, economia e política. e como ele bem disse "só a antropofagia nos une", na nossa faminta sede por arte e cultura. O texto se tornou referência na busca de uma a arte brasileira de exportação. Como o manifesto resume "só a antropofagia nos une", na nossa faminta sede por arte e cultura.   

Sobre o Manifesto Antropófago, que completa 90 anos neste mês de Maio, o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, conversou com a Artista e Doutora em Artes Plásticas pela UNICAMP, Beatriz Azevedo, nesta terça-feira, 22.

"Antropofagia é, antes de mais nada, um ritual dos Tupinambás que aqui viviam, antes da 'descobert, do 'achamento' do Brasil. Essa origem é fundamental. Toda a inspiração posterior e uso que a cultura e filosofia fazem do termo advém de uma prática ameríndia. No Brasil, vários artistas, poetas e escritores, de alguma forma, mencionam ou passam raspando por essa palavra. Mas foi o Oswald de Andrade que fez um Manifesto Antropófago e criou uma Revista de Antropofagia.   A Antropofagia 'oswaldiana' é uma crítica à colonização, é uma filosofia original do Brasil, ela é uma proposta estética, uma proposta política, uma proposta social, e é, em si, também, uma obra de arte, porque o Manifesto é também uma realização poética. Então a antropofagia do Oswald tem todas essas dimensões" explica Beatriz.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas e João Rezende-22-05-2018.mp3

Outras informações sobre o Manifesto Antropófago podem ser encontradas na página criada pela artista Beatriz Azevedo para reunir produções artísticas e intelectuais que se inspiram e dialogam com as ideias de Oswald de Andrade, www.antropofagia.com.br

A Rádio UFMG Educativa está transmitindo a leitura coletiva dos 51 aforismos do Manifesto Antropófago ao longo da programação do mês de Maio. A leitura do Manifesto Antropófago foi feita pela equipe de colaboradores da Rádio UFMG Educativa e profissionais do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom). Você também pode ouvir a leitura, pesquisando as matérias “Manifesto Antropófago comemora 90 anos” e “Rádio UFMG Educativa comemora 90 anos do Manifesto Antropófago” no site ufmg.br.