Maternidade do Risoleta Neves é referência na gestação de alto risco

Hospital, que atende exclusivamente pelo SUS, acaba de ser habilitado pelo Ministério da Saúde

Somente em 2022, maternidade do Risoleta realizou cerca de 200 partos mensais
Somente em 2022, a maternidade do Risoleta realizou cerca de 200 partos mensais Foto: Divulgação

A maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, foi oficialmente habilitada pelo Ministério da Saúde como referência para atendimentos de gestação de alto risco, com base nas definições da Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) do Sistema Único de Saúde (SUS). A habilitação foi formalizada pela Portaria 3.998/2022.

Inaugurada em 2007 com a expectativa de atender temporariamente às demandas da população, a maternidade do Risoleta completou 15 anos em 2022. Desde o início de sua operação, a unidade atendeu gestantes de alto, médio e risco habitual. Ao ser oficializada como maternidade de referência, ela receberá aporte financeiro de quase R$ 900 mil anuais para a manutenção dos serviços de pré-natal e parto.

Segundo a coordenadora médica da Linha do Cuidado Materno-infantil do Hospital, Patrícia Magalhães, a habilitação é um reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelas equipes do hospital e fortalece a assistência prestada às mulheres e bebês que precisam de atenção diferenciada durante a gestação. “A maternidade do Risoleta tem a menor taxa de cesarianas de Belo Horizonte (23%)", informa a coordenadora. Somente em 2022, o hospital realizou cerca de 200 partos por mês.

Complexidade
A maternidade do Hospital Risoleta Neves oferece o serviço de pré-natal de alto risco e realiza partos de mulheres que apresentam intercorrências durante a gestação. Elas são encaminhadas pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. O Hospital também oferece retaguarda às urgências e emergências obstétricas e neonatais, com atendimento 24 horas por dia.

“Nosso hospital mantém seis leitos destinados à oferta de cuidados de maior complexidade quando a vida ou a saúde de mulheres e bebês estão sujeitas a riscos mais elevados de complicações”, explica Magalhães.

Além de consultas de acompanhamento durante o pré-natal de alto risco, a maternidade do Risoleta também autoriza a presença de acompanhante de livre escolha da mulher em todo o período de trabalho de parto, parto e puerpério, oferece ambiente adequado à gestante durante todo o parto, promove o aleitamento materno e orienta o planejamento familiar no pós-parto e pós-perda gestacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Neves