Saúde

Medidas de prevenção contra covid-19 devem ser mantidas mesmo entre vacinados, alerta professor

A cobertura vacinal no país ainda está abaixo dos níveis recomendados para o relaxamento das medidas como uso de máscaras

A covid-19 também pode ser transmitida por quem já tomou a vacina
A covid-19 também pode ser transmitida por quem já tomou a vacina Governo de São Paulo

Somente cerca de 13% da população brasileira está completamente vacinada contra a covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa que reúne dados das secretarias estaduais de saúde. Em Belo Horizonte, de acordo com a Prefeitura, esse índice está em, aproximadamente, 18%. Esses números ainda são considerados baixos para conter a doença. Por isso, pessoas que estão imunizadas contra a doença não podem abandonar as máscaras, nem outras medidas de prevenção, como o distanciamento social. 

O professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG Geraldo Cunha Cury, que é infectologista, explica que antes de pensar na volta à normalidade, é importante levar em consideração o contexto epidemiológico atual do país. Além disso, as pessoas vacinadas ainda podem pegar e transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, todo cuidado é necessário. 

Na avaliação de Geraldo Cury, para que as medidas de prevenção  possam ser relaxadas, a cobertura vacinal no Brasil precisa alcançar índices superiores a 50%. O professor também comentou os efeitos da vacinação nos países onde a imunização contra a covid-19 está avançada e chamou a atenção para a importância da segunda dose da vacina para aqueles que tomaram Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca. 

Saiba mais na reportagem de Beatriz Kalil: